Clima interfere na saúde mental e pode gerar aumento de conflitos civis
Crianças sofrem com angústia e stress atinge adultos vítimas de mudanças climáticas/Foto: Gustavo Vara
A entidade australiana Climate Institute, em parceria com o instituto Brain and Mind, divulgou um novo relatório que aponta a ocorrência de eventos climáticos, a exemplo de inundações ou ondas de calor, como desencadeadores de problemas sociais e de saúde mental, especialmente em comunidades rurais e na periferia.
Desenvolvido por especialistas em saúde mental e cientistas ambientais, o estudo vai além das estatísticas e traz relatos de moradores afetados por rápidas mudanças climáticas, expondo o trauma emocional daqueles que enfrentaram situações extremas ocasionadas pelo clima. Ainda de acordo com o relatório, uma pessoa em cada cinco sofrerá danos emocionais, que vão desde o stress, alcoolismo e auto-mutilações ao desespero e tentativas de suicídio.
Além de atingirem a sociedade e o meio-ambiente, os impactos se estendem ao setor econômico, que gasta mais de US $ 5 bilhões por ano para tratar a saúde mental, enquanto o custo em perda de produtividade é estimado em US $ 2,7 bilhões.
Segundo o relatório, a década de 2010 foi registrada como a mais quente da história da Austrália e foram contabilizados cinco ciclones tropicais, chuvas e inundações vindas após uma longa seca marcada por ondas de calor e diversas ocorrências de incêndio. "A nossa resposta terá de ser uma mistura de mitigação, adaptação e transformação, reconhecendo que a prevenção é muito melhor do que o tratamento", afirmou o psicólogo sênior da Sociedade Australiana de Psicologia, Susie Burke.
Conflitos Civis
Na mesma semana, a Revista Nature publicou estudo que relaciona a interferência do El Niño, fenômeno que eleva a temperatura e ocasiona diminuição das chuvas, ao aumento do índice de conflitos civis em relação a países que não são afetados pela mudança.
Os autores cruzaram dados de 234 conflitos acontecidos entre 1950 a 2004 em 175 países, com a atuação dos dois fenômenos climáticos e, de acordo com a publicação, em anos de ocorrência do fenômeno La Niña, ligado a temperaturas mais frias e fortes chuvas, o número de conflitos atingiu o patamar de 3%. O número sobe para 6% em épocas de atuação do El Niño. Já nas nações que não enfrentam os efeitos de ambos, o índice se manteve em 2%.
76 mil habitantes em cerca de 31mil domicílios. Existem mais mulheres do que homens em Gravatá, a população feminina é de 39.554 (trinta e nove mil quinhentos e cinqüenta e quatro), enquanto os homens somam 36.904 (trinta e seis mil novecentos e quatro). A população rural da cidade é de 8.073 (oito mil e setenta e três) habitantes. A renda média das famílias gravataenses é de dois salários mínimos. Cerca de 19 mil residências de Gravatá tem água e esgoto tratados.
Confiram os dados nos gráficos abaixo:
Gravatá tem 76.501 habitantes. 46,7% da cor Parda e 49,9% da cor Branca.
51,7% da população de Gravatá é feminina. Os homens somam 48,3%.
Cerca de 19mil residencias recebem água potável.
A renda média do gravataense é de um a dois salarios minimos.
Desde, ontem, (25/10) a agência bancária Itaú funciona em Gravatá .Fica na Avenida Agamenon Magalhães no Shopping Avenida com Caixa eletrônico 24 horas, abertura de contas e conta corrente.
Na inauguração, várias autoridades e clientes, estiveram presentes.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
O ovo é calórico? Não, e é muito nutritivo
Um dos alimentos mais ricos da pirâmide alimentar vem sofrendo preconceito. Aproveite o Dia Mundial do Ovo (comemorado na segunda sexta-feira de outubro) para saber o que é fato e o que é mito sobre ele
LAURA LOPES
Quantas vezes você já ouviu falar que ovo tem muito colesterol? Ou que engorda? Ou que a única coisa boa nele é a clara? São ideias que já estão disseminadas, mas pouco se sabe sobre os reais benefícios nutricionais deste alimento.
Ele é riquíssimo em proteína (6,5 gramas por ovo) e possui 13 vitaminas essenciais – todas as do complexo B e é um dos poucos alimentos ricos em vitamina D. E também possui magnésio, selênio, zinco, ferro, cobre e cálcio (antioxidantes), além de manganês, fósforo e sódio. É rico em colina, “um nutriente que protege o neurônio na condução de impulsos relacionados à memória e, nas gestantes, reduz os riscos de defeito do tubo neural do feto”, afirma a nutricionista Lucia Endriukaite, membro do Conselho Brasileiro de Fitoterapia.
Com todas essas propriedades, um ovo cru tem pouco mais de 70 calorias. É o mesmo que um bifinho de 50 gramas de filé mignon cru ou uma bolacha recheada. Apenas 37,4% das gorduras de um ovo são consideradas ruins, ou saturadas – 46% são monoinsaturadas (presentes no azeite de oliva, por exemplo) e 16%, poli-insaturadas (as mais conhecidas são Ômega-3 e 6). A melhor forma de comê-lo é cozido em água. Ao fritá-lo, suas calorias sobem para 100, já que há um aumento de cerca de 40% de gordura, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Em 1999, o Journal of the American Medical Association publicou um artigo dizendo que o colesterol que ingerimos em nossa dieta tem menos impacto no nível de colesterol do sangue que a gordura saturada que consumimos. Para equilibrar o colesterol do sangue, portanto, é preciso manter um peso saudável, praticar atividade física, reduzir o consumo de gorduras saturadas (queijos, manteiga, gordura das carnes, embutidos e creme de leite) e gorduras trans e aumentar a quantidade de frutas, verduras e fibras. Segundo o Instituto Ovos Brasil, se a dieta for balanceada, não será necessário cortar nem reduzir o consumo de ovos. A não ser que um médico ou nutricionista faça essa recomendação.
E (pasme!) não é novidade que o ovo pode ajudar a emagrecer. Há três anos, uma pesquisa da Universidade do Estado da Louisiana revelou que comer esse alimento pela manhã faz diferença em dietas de emagrecimento. Os pesquisadores dividiram 152 pessoas em dois grupos. Um deles ingeriu dois ovos pela manhã e, o outro, um bagel (pão típico americano). Depois de oito semanas, a perda de peso entre os que comeram ovo foi 65%. O índice de redução de cintura foi 34% maior, assim como a redução de gordura, 16% maior. “Tal estudo comprova o mesmo que foi apontado pelo experimento publicado em 2005 no Journal of the American College of Nutrition”, diz Lucia. Este, de seis anos atrás, concluiu que as pessoas que ingerem ovo pela manhã se sentem mais saciadas, ingerindo menos calorias ao longo do dia.
Se ainda assim você tem dúvidas em relação ao que ouve sobre o ovos, conheça sete mitos sobre eles, com explicações da nutricionista Lucia Endriukaite.
Comer muito ovo aumenta o colesterol no organismo Mito: 70% do colesterol sanguíneo é produzido pelo fígado, e fatores como predisposição genética, obesidade, tabagismo, sedentarismo e ingestão reduzida de fibras têm maior influência para o aumento das taxas no sangue do que a quantidade de colesterol ingerido.
Ovo é um alimento altamente calórico Mito: Um ovo contém em média apenas 70 calorias, o mesmo que uma bala, ou uma fatia média de goiabada, ou uma única bolacha recheada, ou uma fatia de pão de centeio.
Ovos vermelhos são mais nutritivos que ovos brancos Mito: A cor da casca dos ovos se refere somente à raça da galinha.
Ovos caipiras possuem maior quantidade de nutrientes que ovos de granja Mito: Não foi comprovada nenhuma diferença significativa entre os nutrientes encontrados nos ovos provenientes dos diversos tipos de criação: caipira, orgânico ou industrial. As quantidades encontradas nos ovos se referem a um padrão necessário para a formação do pintinho e não têm relação com o processo produtivo. A única exceção é a cor amarela da gema que pode ser mais forte no ovo caipira ou orgânico. Isso porque a galinha se alimenta de gramíneas e insetos.
Ovos orgânicos não contêm hormônio Mito: Nenhum tipo de ovo contém hormônio. O uso de hormônio, além de proibido pela legislação brasileira e fiscalizado pelos órgãos competentes, não tem qualquer utilidade na avicultura, seja de corte (frango) ou de postura (ovos), por inviabilidade técnica e produtiva. Seu uso nesse tipo de criação não surte qualquer efeito prático.
Os ovos são os grandes vilões das intoxicações alimentares Mito: As intoxicações estão mais relacionadas à manipulação e armazenagem dos alimentos, bem como a higiene e limpeza do ambiente de trabalho e utensílios utilizados, do que com a contaminação interior do ovo. A probabilidade de um ovo estar contaminado por salmonella é muito baixo, cerca de 1 em 30.000. Mesmo assim, a Anvisa recomenda e normatiza que ovos devem ser consumidos bem cozidos (clara e gema consistentes). Ao atingir temperaturas superiores a 75º C, o cozimento elimina qualquer tipo de bactéria.
Somente as claras de ovo fornecem proteína Mito: Quase metade das proteínas do ovo (6,5g no total) se encontram na clara (3,8g); a outra metade se encontra na gema (2,7g). O ovo é excelente fonte de proteína, pois reúne sozinho todos os aminoácidos essenciais.
A Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação da Anvisa recomenda: • Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais; • Ao comprar ovos, certifique-se da data de validade e que não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada; • Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em geladeira após comprá-los; • Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto cru; • Lave os ovos somente antes de utilizá-los, em água corrente, sem imersão; • Coma ovos e os alimentos feitos dele bem fritos e cozidos; • Os alimentos preparados com ovos devem ser armazenados na geladeira para melhor conservação.
domingo, 9 de outubro de 2011
Greve dos Correios deve terminar na terça
A nova audiência entre a Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) e a diretoria dos Correios, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcada para terça-feira (11), deve ser decisiva para pôr fim ao movimento que já dura 22 dias.
O presidente do TST, João Oreste Dalazen, determinou a abertura de dissídio coletivo e se os funcionários não aceitarem as propostas já oferecidas pela direitoria, vão sair no prejuízo.
Os sindicatos de todo o Brasil vão realizar assembleia geral na segunda-feira (10) para discutir se aceitam ou não a proposta oferecida na última audiência que inclui pagamento imediato de abono de R$ 800 mais aumento real de R$ 60 a ser pago no dia 1º de janeiro de 2012.
Seriam descontados ainda seis dias de trabalho em 12 parcelas. Os trabalhadores receberiam também reajuste de 6,87% retroativo a 1º de agosto. A proposta foi aceita pela diretoria dos Correios, mas rejeitada pelos trabalhadores.
O motivo do impasse é o desconto dos dias parados. Segundo os sindicatos, nenhuma proposta será aceita se houver descontos salariais.
Na quinta-feira (6), o presidente do TST havia determinado que 40% dos funcionários de cada unidade dos Correios voltassem ao trabalho na sexa-feira (7). A medida não foi atendida por 430 unidades dos Correios, das 7.486 empresas em todo o Brasil. No Acre, por exemplo, o sindicato não cumpriu. Por isso, a federação deve ser multada em R$ 50 mil.
No Acre, a greve atinge somente a capital. No interior os trabalhadores estão nos postos de trabalho normalmente, mas o impacto da greve chega até lá pelo fato das correspondências não estarem chegando de outros estados. Mais de 50 mil correspondências estão encalhadas do setor de Distribuição no Acre. (Ana Paula Batalha)
sábado, 1 de outubro de 2011
Já estão abertas as inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Gravatá
Restaurantes podem se inscrever até quinta-feira na Secretaria de Turismo das 7 ás 13 horas.
A Prefeitura através da Secretaria de Turismo deu início às inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Gravatá. Restaurantes, buffets, pousadas, bares, chocolaterias, hotéis e todos os tipos de estabelecimentos formalizados podem participar do evento, que atrai todos os anos milhares de turistas ávidos em saborear o que há de melhor na gastronomia de Gravatá. Mais uma vez o SEBRAE é parceiro na realização do evento que este ano conta com mais um colaborador, a Associação do Prato da Boa Lembrança. Os interessados podem se inscrever até a próxima quinta-feira (06/10) na Secretaria de Turismo das 7 ás 13 horas munidos de documentação básica. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (081) 3563-9047.
Acolhimento / gincanas / teatro educativo / cantigas de roda / dinâmicas / pintura de rosto e maquiagem / brinquedos / cama elástica / algodão doce / sorteio de brindes
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS
20h00min às 21h30min
Marcos e Maycon (dupla sertaneja) 22h00min às 23h30min Gercino Vanerão
ÁREA DA PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO
18h00min às 23h30min
BARRACAS DE ARTESANATOS : Art Gravatá/ Casa da Mulher / Escola Aberta / Estação do Artesão / Gabriel Hippie / Galdino
BARRACAS DE COMIDAS: Castanha e Cia. / Chocolateira da Serra / Delícias da Mamãe Mimi /
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Gravatá realiza ações para os idosos da cidade
Desde, Ontem, terça-feira (20) várias atividades voltadas para os idosos estçao acontecendo no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. As ações, que são gratuitas e seguem até o dia sete de outubro, acontecem em todas as unidades de saúde do município.
São oferecidos serviços como aferição de pressão, palestras educativas, atividades físicas, eletrocardiogramas e apresentações são algumas das ações oferecidas. Tanto as atividades como as ações começam sempre às 8h.
Confira os nomes dos postos onde acontecem as ações:
•Nielson Lucivânio e Ana Caminha I e II – dia 23/09
Confira as receitas emagrecedoras feitas com gelatina
Abusar da gelatina durante a dieta é uma maneira muito eficiente de perder peso. “Ela não tem gordura, possui poucas calorias e aumenta a sensação de saciedade, pois contém muita água”, explica a nutricionista Bruna Elias Rebello, de São Paulo. “Além disso, ela é rica em colágeno, que garante a firmeza da pele”, revela. Para variar as formas de consumir o alimento, a nutricionista Raquel Pimentel, da Educanutre, de São Paulo, elaborou quatro receitas emagrecedoras com gelatina. Três delas levam iogurte, que melhora o funcionamento do intestino e ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes. “Isso favorece bastante a perda de peso”, diz Raquel. Confira:
Shake de mamão com gelatina
Ingredientes
· 3/4 de mamão papaia sem casca cortado em cubos · 1 colher (café) de gelatina sem sabor em pó · 1 colher (chá) de água quente · 1 pote de iogurte natural desnatado · Adoçante a gosto · Essência de baunilha a gosto
Modo de fazer
No liquidificador, bata o mamão com o iogurte, a baunilha e o adoçante. Dilua a gelatina em uma colher de água quente, junte ao shake e bata. Deixe gelar e sirva. Smoothie de amoras
Ingredientes
· 1 copo de iogurte natural desnatado diet · ½ xícara (chá) de gelatina diet sabor amora · ½ xícara (chá) de amoras congeladas
Modo de fazer
Junte todos os ingredientes e bata no liquidificador até ficar cremoso. Sirva em seguida.
Flan diet de uva
Ingredientes
Flan
· 2 envelopes de gelatina incolor sem sabor · 200 ml de água quente · 450 ml de suco de uva · 6 cols. (sopa) de leite em pó desnatado · 2 cols. (sopa) de adoçante em pó
Calda
· 250 ml de suco de uva · 1 col. (sopa) de amido de milho · 1 col. (chá) de adoçante em pó
Modo de fazer
Flan
Dissolva a gelatina na água quente e deixe esfriar. Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje em uma fôrma redonda com furo no meio umedecida. Leve à geladeira por duas horas.
Calda
Misture os ingredientes e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Desenforme o flan e espalhe a calda fria por cima. Shake rápido
Ingredientes
· 1 copo de iogurte desnatado light · ½ xícara (chá) de gelatina · 1 colher (chá) de água quente
Modo de fazer
Dilua a gelatina em uma colher de água quente e bata com o iogurte.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Mulheres são mais suscetíveis ao álcool
Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde revela que 8,2% das entrevistadas admitem exagerar na bebida.
O consumo de bebida alcoólica entre as mulheres vem crescendo a cada dia. Recente pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que enquanto, em 2006, 8,2% das entrevistadas admitiram exagerar na bebida, em 2010, 10,6% afirmaram ter tal hábito. O problema incomoda, não apenas pelo fato do crescimento do consumo, mas também porque nas mulheres os efeitos do álcool podem ser mais noviços do que nos homens. O álcool se mistura facilmente com a água do corpo, e como as mulheres possuem proporcionalmente menos água do que os homens, a concentração e os efeitos da bebida, bem como os riscos à saúde, acabam sendo maiores.
“Estudos científicos apontam que, nas mulheres, o uso de álcool está associado ao desenvolvimento de câncer de mama, principalmente quando combinado ao uso de reposição hormonal na pós-menopausa, por exemplo. Sob o efeito de bebida, as mulheres ainda podem ficar suscetíveis a abusos sexuais e fazer sexo desprotegido, além de efeitos negativos sobre o casamento e no desenvolvimento dos filhos”, explica a psiquiatra e coordenadora do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), Camila Magalhães Silveira.
MOTIVAÇÕES DIFERENTES
Os motivos que levam homens e mulheres a beberem também são diferentes.De acordo com a coordenadora do Cisa, um estudo realizado com universitários (entre 18 e 25 anos, idade em que se inicia o uso de álcool) sugeriu que, nas mulheres, os indicadores de problemas relacionados ao consumo de bebida alcoólica estão mais fortemente ligados à esfera afetiva (bebem para lidar com estresse ou para aliviar sintomas depressivos), enquanto entre os homens estaria mais associado a motivações sociais (beber em festas ou na companhia de amigos, para ser aceito por amigos ou pelo grupo).
GRAVIDEZ NÃO COMBINA COM BEBIDA ALCOÓLICA
Outro hábito preocupante entre as mulheres é o consumo de bebida alcoólica durante a gravidez. Em decorrência desse comportamento, tanto a saúde do feto como a da mãe podem sofrer efeitos negativos, uma vez que o álcool atravessa a placenta. Entre as consequências, a mais grave e comum é a Síndrome Fetal Alcoólica (SFA), apontada como a maior causa evitável de retardo mental em crianças. “O uso de álcool durante a gravidez pode trazer inúmeros problemas para o bebê, incluindo hiperatividade e déficits de atenção, aprendizado e memória”, comenta a especialista. Em tempo: o Cisa é uma organização não-governamental lançada em 2004 pelo psiquiatra e especialista em dependência química, Arthur Guerra de Andrade.