terça-feira, 7 de agosto de 2012


Gravatá, Caruaru e Bezerros vão ganhar teleférico

Iniciativa é da Secretaria de Turismo do Estado


Os municípios de Gravatá, Caruaru e Bezerros, todos no Agreste de Pernambuco, vão ganhar teleféricos, semelhantes ao que já existe na cidade de Triunfo, no Sertão do Estado.
O governo lançou, na última quinta-feira, o edital para elaboração do projeto para Gravatá e Caruaru. A expectativa é que, durante a próxima semana, seja divulgado o edital para Bezerros.
O secretário de Turismo, Alberto Feitosa, estima que o investimento total ficará na casa dos R$ 4 milhões.
Também ainda está sendo estudada, a depender do resultado do projeto, a origem do financiamento: Ministério do Turismo, governo do Estado, financiamento de bancos ou até mesmo parceria público privada (PPP), caso haja interesse empresarial na novidade.
“O projeto deve ficar pronto em 60 dias. Somente com o resultado é que poderemos licitar a execução das obras. E aí teremos também o real valor do investimento”, ressalta Feitosa.
Em Gravatá, o teleférico irá da parte mais baixa da cidade até o cristo, a princípio. Em Caruaru, a ideia é levar moradores e turistas até o Morro do Bom Jesus, que recebeu um novo plano de segurança. Em Bezerros, a aposta é chegar ao complexo gastronômico em Serra Negra, segundo a Setur.
“Temos viajado muito e percebido que, em todo o mundo, os teleféricos têm sido usados com sucesso tanto para transporte quanto para turismo”, diz o secretário.