segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Exercício físico melhora desempenho da memória

A prática de exercícios físicos ajudam a melhorar o desempenho da memória dos idosos, segundo dois estudos recentes publicados na edição do mês de janeiro do jornal especializado Archives of Neurology.


No primeiro experimento, pesquisadores da Universidade de Washington analisaram pacientes em torno dos 70 anos que apresentavam problemas de perda de memória.

Uma parte do grupo foi submetida a uma hora de exercícios físicos, quatro dias por semana. Durante o mesmo período, a outra parte do grupo não praticou nenhuma atividade física pesada. Depois de seis meses, os pesquisadores constataram que o grupo que se exercitou apresentava melhora no raciocínio, com avanços ainda mais significativos entre as mulheres.

No segundo experimento, realizado pela Mayo Clinic de Minnesota, pesquisadores descobriram que os idosos que se exercitam desde a meia idade, com caminhadas, exercícios aeróbicos, ioga ou natação apresentavam 39% menos chances de desenvolver problemas de memória. Aqueles que começaram a se exercitar depois de atingirem uma idade avançada apresentavam 33% menos possibilidade.