quarta-feira, 28 de maio de 2014

Médicos encontram sangue verde em paciente



Uma equipe médica do Canadá descobriu há alguns anos algo no mínimo diferente em um de seus pacientes. O homem que passava por uma cirurgia tinha sangue verde escuro.
O paciente passava por uma operação por conta de um problema de circulação nas pernas, e foi necessária a implantação de um cateter para a remoção dos tecidos que bloqueavam o fluxo do sangue.
A cor do sangue era modificada por conta de uma condição rara, chamada sulfaemoglobinemia. O problema ocorre quando um átomo de enxofre se incorpora a uma molécula de hemoglobina, evitando que ela seja ligada ao oxigênio. O caso pode ocorrer devido ao uso de alguns tipos de medicamentos, como as sulfonamidas.
sulfaemoglobinemia
Médicos descobriram sangue verde escuro em paciente por conta de condição chamada sulfaemoglobinemia.
Posteriormente, os médicos descobriram que, no caso do paciente de 42 anos, o problema estava ligado ao uso da droga sumatriptan. O homem tomava doses superiores às recomendadas a fim de aliviar suas crises de enxaqueca.
O caso bizarro ocorreu em 2005. Em 2009, dois pacientes pediátricos foram diagnosticados com a mesma condição depois que acidentalmente ingeriram sulfato de hidroxilamina. A substância era usada por um membro da família das crianças a fim de limpar sapatos. Os pequenos foram internados na UTI, e tiveram que passar por uma transfusão de sangueantes de serem liberados uma semana mais tarde.