segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Vitrine para o artesanato de PernambucoCentro no Armazém 11 será inaugurado nesta terça-feira com 16 mil peças


Mais de 16 mil peças do artesanato pernambucano estarão expostas no novo centro, localizado no Recife Antigo (Foto: Tatiana Meira/DP/D.A Press)
Mais de 16 mil peças do artesanato pernambucano estarão expostas no novo centro, localizado no Recife Antigo (Foto: Tatiana Meira/DP/D.A Press)
Pernambuco está prestes a ganhar uma vitrine gigante e pemanente para o rico artesanato produzido no estado. Com um conjunto de 16 mil peças assinadas por 500 artesãos, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) será inaugurado neste terça, às 16h, no Armazém 11, ao lado d Marco Zero, no Bairro do Recife. Com área construída de 2.511 metros quadrados e investimento de R$ 6,5 milhões, o espaço conta com artesanato de todas as regiões do estado, para comercialização.

No local, funcionará ainda o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com exposição de obras premiadas desde 2007 na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), mas estas peças não estão à venda; auditório com 120 lugares; área de exposições (galeria de arte que abre com mostra de arte contemporânea) e uma unidade do restaurante Bistrô & Boteco, com capacidade para 400 pessoas.

Com projeto arquitetônico de Carlos Augusto Lira, o Centro de Artesanato oferece desde peças de mestres pernambucanos, como Ana das Carrancas, Thiago Amorim e Marliete, até pequenos souvenires. Os materiais utilizados são os mais diversos, incluindo madeira, palha, barro, cestaria, tecidos.

 (Tatiana Meira/DP/D.A Press)
O espaço galeria de arte, coordenado por Márcio Almeida, da Secretariade Cultura/ Fundarpe, inaugura com obras de quatro artistas contemporâneos na exposição Tradição tradução. Christina Machado, Derlon, Marcelo Silveira e Joelson foram escolhidos para este primeiro recorte, que fica em cartaz até 25 de novembro, por conseguirem dialogar - em suas criações - com o artesanato e a arte contemporânea. 

SERVIÇO
Inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife
Onde: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife (Armazém 11, ao lado do Marco Zero)
Quando: Abertura nesta terça-feira, às 16h. Funcionamento diariamente, das 10h às 20h

Fonte: DP

Em PE, eleitor tem menos de uma semana para tirar 2ª via do título



  • 0
     

Termina na próxima quinta-feira (27) o prazo para tirar a segunda via do título de eleitor. Em todo o Estado as centrais de atendimento vão funcionar de segunda a sexta, das 8h até as 18h. Já os cartórios funcionarão das 10h às 19h, inclusive sábados, domingos e feriados. Para tirar o documento, são necessários: um comprovante de residência e a identidade.
Também valem a carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. No caso dos homens, é obrigatória a certidão de que está em dia com o serviço militar. Tudo original, nada de cópias. Mas, no dia das eleições, quem não estiver com o título de eleitor pode votar com a identidade, a carteira de trabalho, de habilitação ou passaporte. Cópias não valem, nem mesmo as autenticadas.
Quem não conseguir tirar a segunda via do documento antes do primeiro turno vai poder tirar após a votação. “O eleitor que por algum motivo não tenha o título até o primeiro turno, ele poderá buscar o seu título no cartório eleitoral no dia seguinte a eleição. Ou seja, 8 de outubro o cartório estará aberto para que ele possa tirar a segunda via do título”, explica Orson Lemos, assessor da corregedoria do TRE.
Nas 11 cidades onde vai haver o voto biométrico, aquele em que o eleitor é identificado pelas impressões digitais, o TRE recomenda que o eleitor leve o título ou a identidade no caso de haver alguma falha da máquina.
Com informações do G1 PE.