terça-feira, 9 de junho de 2009


Gravatá  investe na promoção dos seus pontos turísticos no São João

Atrativos locais estarão retratados  em mais de 200 placas de sinalização espalhadas pela cidade

Rapel, reservas ecológicas, passeios  a cavalo, artesanato;  quem for a Gravatá a partir do dia 11 de junho vai  encontrar  em vários percursos da cidade  belas imagens mostrando as principais  atrativos turísticos do município, retratados nas mais de 200 placas de sinalização afixadas nos postes.  A iniciativa da prefeitura, associada a campanha de promoção do São João da cidade, tem por objetivo mostrar as diversas alternativas de lazer que a cidade oferece além da programação cultural das festividades juninas  que inicia na próxima sexta-feira, dia 12 de junho, com shows no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e no Pólo da Sanfona.

“Queremos que o turista conheça melhor a cidade, mostrando que durante o dia existem boas alternativas de lazer e de diversão. Como Gravatá pode oferecer dias agradáveis com momentos de aventura, de boas compras e de  agradável contato com a natureza em trilhas ecológicas, passeios a cavalo  e outros”, diz o prefeito Ozano Brito. Todas as placas apresentarão o telefone de contato do Centro Informações Turísticas, onde os visitantes poderão obter os mapas e contatos para empreender os passeios.

Entre as opções abordadas estão: a  Serra do Contente, reserva ecológica situada em área de 700 hectares de Mata Atlântica com mirantes, açude, bicas de água mineral, grutas e árvores com até 40 metros de altura e fauna peculiar; as trilhas a cavalo oferecidas pelos haras da região;  o rapel e a trilha nos túneis e ponte  ferroviários construídos pelos ingleses no início do século dezenove, o artesanato com destaque para a bonequinha da sorte e outras alternativas. O Secretário municipal de turismo João Carlos Ferreira garante que muita gente vai se supreender positivamente com o potencial da cidade. "São lugares lindos que muitas  pessoas que vão frequentemente à Gravatá ainda não conhecem", avaliou Ferreira. 

Pólos Culturais: forró pé-de-serra é dominante na programação

As festividades do São João de Gravatá acontecem no período de 12 a 27 de junho. São dois pólos oficiais na cidade e mais três nos distritos. No Pólo principal, dois palcos para shows simultâneos, um corredor de restaurantes panorâmicos e mais de 40 barracas de bebidas e comidas típicas. No Pólo da Sanfona, um pequeno vilarejo com casinhas típicas do interior, pátio de alimentação, igrejinha, um palco para as apresentação do legítimo forró pé-de-serra, bandas de pífanos  e quadrilhas juninas. Ainda haverá um grande palhoção de dança que vai garantir o aconchego típico de uma sala de reboco.

Outro atrativo é o São João Comunitário, que começou no último final de semana  a percorrer os diversos bairros da cidade e da zona rural com a apresentação de dezenas de quadrilhas juninas, ação que finaliza no dia 28 com uma maratona de forró.  Concurso de dançarinos do ritmo,  premia o par que conseguir passar mais tempo dançando.  Os vencedores do  último certame conseguiram  a proeza de embalar mais de 48 horas de forró sem parar.

O final de semana da abertura, de 12 a 14 de junho,  contará com as bandas Cavaleiros do Forró, Renilda Cardoso,Amazam, Genaro e Valquíria, Galeguinho de Gravatá e mais dezenas de grupo do mais puro forró pé-de-serra, que é predominante na maioria da programação como aconteceu no ano passado.