sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Temporada de festa de reis à italiana em GravatáEspetáculo de Valério Festi será encenado pelo terceiro ano



Produção utiliza baos de aço para fazer um balé aéreo. Foto: Deborah Ghelman/Divulgação.
Produção utiliza baos de aço para fazer um balé aéreo. Foto: Deborah Ghelman/Divulgação.

O espetáculo natalino A festa de reis será apresentado, nesta sexta-feira e sábado, às 19h30, no pátio Chucre Mussa Zarzar, em Gravatá, a 80 km do Recife. Idealizado pela companhia Studio Festi (do renomado artista italiano Valerio Festi), o show gratuito narra a história dos três reis magos e se mescla com a tradição regional do reisado. O ponto de partida é uma casa de família de colonos portugueses, que se reúne para celebrar o Natal no ano de 1888. Este é um período rico de acontecimentos marcantes na história do Brasil: desde a abolição da escravatura à declaração da independência. 

De natureza circense, a produção teatral ao ar livre utiliza um telão gigante, palcos móveis, rapel, cabos de aço para realização de  balé aéreo, além de uma acrobacias dentro de dois tanques transparentes cheios de água. Um dos pontos altos é quando nove dançarinas sobem ao palco segurando tochas acesas e fazem performance com o fogo. A trilha sonora é eclética, com músicas de várias nacionalidades. Destacam-se faixas dos pernambucanos Lenine e Nação Zumbi. 

É o terceiro ano em que o município de Gravatá sedia o evento, que é inspirado no Natal de Luz de Gramado, e já integra o calendário turístico de Pernambuco. O público esperado no período de festas é de 120 mil pessoas. 
Nas duas primeiras edições, A festa de reis foi responsável por receita de R$ 18 milhões. A trilogia foi iniciada no Natal de 2011, com o tema Sonhos da pastorinha Diana, e continuou no ano passado, com A luz do mundo. Há 35 anos, o Studio Festi cria e produz eventos em mais de 200 cidades do mundo.

Fonte: DP