domingo, 16 de fevereiro de 2014

Empresário cuida de cachorros abandonados em estradas, em Cravinhos (SP)





Empresário cuida de cachorros abandonados em estradas, em Cravinhos (SP). Com uma expectativa de vida que varia entre 10 e 20 anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu tutor como o “chefe da matilha”. Assim como o ser humano, também é vítima de doenças como o resfriado, a depressão e o mal de Alzheimer, bem como das características do envelhecimento, como problemas de visão e audição, artrite e mudanças de humor. O cão (Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamíferocanídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu do lobo cinzento no continente asiático há mais de 100 mil anos. Com uma expectativa de vida que varia entre 10 e 20 anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu tutor como o “chefe da matilha”.
A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: “O cão é o melhor amigo do homem”, já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão. Diante desta explanação, dá-se para entender a paixão por cães do empresário ruralista Vanderlei Aníbal, o popular Lika, que há seis anos leva para seus sítio cães que são abandonados em estradas rurais. Com isso proporciona aos mesmos um lar com comida, água e todo o tratamento veterinário necessário
“Cortava o meu coração, ao ver cães abandonados, doentes, magros, sem água e alimentação, perambulando pelas estradas rurais de Cravinhos. Por isso decidi que sempre que encontrasse um animal dessa maneira, levaria para o meu sítio e cuidaria do mesmo. Atualmente, a propriedade tem 40 cachorros, sendo que todos têm acompanhamento 24 horas pelo meu funcionário [Carlos Alberto Vieira], bem como da veterinária Maria Rosa, que vem aqui dar as vacinas necessárias, os remédios de combate a vermes e cuidar de machucados quando se faz necessário”, conta o empresário, Lika.
Para prestar esse serviço, há seis anos, ele adquiriu o sítio do saudoso agricultor João Neto, e lá o adaptou com alambrados, contratação de caseiro e a construção de canis, já que, como o homem, existem alguns cachorros que não se entendem com os outros e por isso precisam ficar separados. E cada cachorro tem seu nome e sabe quando Lika está chegando somente por ouvir o barulho do carro, e festa para ele não falta, uma vez que todos sabem que foi Lika que os salvou de um destino que poderia ser cruel.
Fonte: A Tribuna Regional