sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Processo contra a Compesa prevê que a população de Caruaru não pague a taxa de esgoto

A ONG Terra Verde ingressou, na semana passada, com o pedido de execução de sentença desfavorável a Compesa. A ONG reclama que a Compesa não cumpri com a obrigação de realizar o tratamento de esgoto em Caruaru. De acordo com o processo, a Compesa pode ser obrigada a suspender a cobrança da taxa de esgoto de todo o Município e já foi multada em mais de R$ 1 milhão, por não tratar o esgoto da cidade e ainda poluir o Rio Ipojuca. O processo está na Vara da Fazenda de Caruaru e deve ser julgado pelos juízes José Fernando Souza ou Magadala Sette. A ONG ainda denuncia que todas as 12 estações de tratamento da Compesa no Municípi, nenhuma está funcionando.
Gravatá participa de projeto piloto do Ministério do Turismo
Agentes de Turismo foram capacitados para desenvolver um projeto que inclua rotas turísticas dos mais variados tipos
A cidade de Gravatá foi escolhida com mais 11 municípios do país para participar de um projeto piloto pelo Ministério do Turismo. O Programa de Produção Associada ao Turismo promoveu capacitações de agentes locais para catalogar roteiros turísticos que possam estar associados a diversas opções de lazer e entretenimento. Em Gravatá quatro agentes participaram das capacitações em Minas Gerais e Espírito Santo. Foram aulas nas diversas áreas como Gestão Pública, Artesanato, Empreendimento Rural e Produção Agrícola. Nesta quarta feira (10) a equipe da secretaria de Turismo fez uma visita técnica aos locais que serão catalogados para o projeto.

Cada agente capacitado pelo Ministério do Turismo em parceria com o SEBRAE vai elaborar um roteiro na área específica de atuação. Em Gravatá a diversidade dos pontos turísticos inclui desde passeios a cavalo a visitas no Santuário da Capela de São Miguel. “Primeiro vamos olhar os roteiros para depois sentar e discutirmos possíveis modificações”, disse Macione Pessoa, uma das agentes que participaram do treinamento.

A elaboração bem feita do projeto também é a preocupação da equipe da secretaria de Turismo. “Nós vamos contar com o apoio direto do Ministério do Turismo que vai avaliar e auxiliar diretamente no projeto. É um projeto piloto e não podemos errar”, disse o agente Ytupanaci Pereira.

Ao final da elaboração do catálogo, a secretaria espera montar um roteiro que inclua passeios nos finais de semana que vão da sexta até o sábado com paradas nas plantações de orgânicos, Estação do Artesão, passeios a cavalo entre outros. “Vamos também entrar em contato com donos de empreendimentos para entrar no projeto e fazer parte do roteiro”, pontuou o Turismólogo Edlamar Oliveira. Até o início de dezembro uma equipe do Ministério do Turismo virá à Gravatá para avaliar e observar o andamento do projeto.



















Gravataense concorre a prêmio nacional de música
Concurso está na sua terceira edição e é comandado pelo cantor e compositor Dinho Ouro Preto
A Gravatanese Thaiza Keroline está na disputa pelo prêmio Musique promovido pelo jornal Estadão de São Paulo. Ela concorre com mais de 500 participantes de todo país disputando vários prêmios, entre eles a chance de participar do Rock In Rio 2011. O prêmio está na sua terceira edição e desta vez é comandando pelo cantor e compositor Dinho Ouro Preto da banda Capital Inicial. A regra foi dar vida a letra criada pelo cantor da banda mineira. O concorrente tem apenas que colocar a melodia e harmonia, valendo a criatividade nos arranjos sem alterar a letra.

Este é o primeiro concurso que a jovem gravataense participa. “Uma amiga me passou o site e resolvi entrar. Os arranjos eu fiz sem pensar no trabalho dos outros concorrentes, procurei fazer o meu”, disse Keroline.

A votação está sendo através do site do Estadão e segue até a próxima quarta feira (17). O vencedor vai ter a oportunidade de gravar em um estúdio profissional, ganhar um pacote de mídia em jornais, revistas e sites, além de disputar uma chance com os vencedores das outras edições do Prêmio Musique de cantar no Rock In Rio 2011.