segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mamografias serão realizadas gratuitamente em Gravatá, no Agreste

Exames devem ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Não é preciso realizar inscrição e o atendimento é por ordem de chegada.


A secretaria de Saúde de Gravatá oferecerá exames de mamografia gratuitamente para mulheres a partir da próxima quinta-feira(29).  A iniciativa acontece em parceria com a Associação Móvel Especializada em Saúde (AMES) que trará ao município um caminhão equipado para realização das análises. Além da Mamografia, serão oferecidos diversos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientação de saúde bucal, entre outros.

A ação acontece na Praça da Matriz, no Centro da cidade, a partir das 8h. Na sexta-feira (30) e no sábado (31), a ação será no mesmo lugar e deve começar no mesmo horário. Para realizar o procedimento, é preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) . O atendimento será por ondem de chegada, com prioridade para mulheres acima dos 40 anos. Não é preciso realizar inscrição prévia.

De acordo com o secretário de saúde, Ivan Simões, terão prioridade para realizar o exame, mulheres a partir dos 40 anos ou com histórico familiar de câncer de mama. "Nosso público alvo são mulheres nessa faixa etária ou predispostas à doença”, afirma. Segundo Simões, essa ação deve beneficiar mais de 100 mulheres.