sábado, 9 de julho de 2011

Programação artística -- Festa da Padroeira de Gravatá - Senhora Sant'Ana


Sábado - Dia 23 de Julho de 2011 - Cantor Católico FREI DAMIÃO

Domingo - Dia 24 de Julho de 2011 - TAISA e Banda

Segunda Feira - Dia 25 de Julho de 2011 - Forró CARUATÁ

Terça Feira - Dia 26 de Julho de 2011 - Cantor Católico PADRE JOSELITO
Música erudita invade Gravatá durante nove dias



hrustevich. Imagem: Virtuosi/Divulgação
Imagem: Virtuosi/Divulgação

Ainda dá tempo de se programar para a terceira edição do Virtuosi Gravatá, que acontece a partir deste sábado, na Igreja Matriz de Sant’Anna, no centro da cidade serrana, em homenagem ao compositor romântico Franz Liszt. Para quem não tem onde dormir - muitos hotéis já estão sem vagas -, ainda resta a opção de voltar ao final dos concertos, que começam, no máximo, às 19h.

Os nomes escalados podem soar um pouco estranhos para quem não acompanha de perto com assiduidade a música de concerto mundial. Uma rápida olhada no currículo, entretanto, afasta qualquer dúvida quanto à qualidade dos instrumentistas convidados. O ucraniano Alexander Hrustevich, um dos destaques do festival, é considerado um dos melhores acordeonistas do mundo, premiado em festivais como o norte-americano Golden Acordeon e o polonês Od Baroka do Jazza. Em sua primeira visita ao Brasil, Hrustevich apresenta, na sexta-feira, às 19h, versões para acordeom de peças de Bach, Vivaldi, Tchaikovsky, entre outros, originalmente compostas para outros instrumentos.

A Orquestra do Festival recebe, na abertura, às 19h, os convidados Natalia Khoma (cello), os cantores Adriane Queiroz, Adriana Clis, Gilberto Chaves e Saulo Javan, além do Coro de Câmara Villa-Lovos, da Paraíba. A Orquestra do Festival é formada por 45 bolsistas de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, que, além de participar dos concertos, assistirão a aulas com os convidados internacionais do festival, de segunda a sexta-feira. A maioria dos membros faz parte da Orquestra Jovem de Pernambuco, mas há ainda convidados de outros estados e nove integrantes da Orquestra Cidadã Meninos do Coque. Os ensaios do grupo começaram em maio.

A homenagem a Liszt começa no domingo, com recital do pianista filipino Victor Assuncion, que apresenta seis peças do compositor romântico. Victor começou a carreira profissional aos 18 anos. Doutor em piano, Victor é professor do instrumento da Universidade de Memphis. A segunda etapa da homenagem acontece na terça-feira, às 19h, com o violinista Benjamin Sung e a pianista Jihye Chang Sung.

A dupla ucraniana Natalia Khoma e Volodymyr Vynnystky encerra a programação do fim de semana. Os dois tocam juntos há mais de dez anos e já gravaram em CD o programa a ser apresentado no festival. Natalia mora nos Estados Unidos, onde leciona na Charleston University. Conquistou vários prêmios internacionais, incluindo o Tchaicovsky. O pianista Vinnystky é solista de orquestras na Ucrânia, Polônia, França e Estados Unidos.

Programação

Sábado
19h - Orquestra do Festival, sob regência de Rafael Garcia

Domingo
11h - Homenagem a Liszt, com recital de Victor Asuncion (piano)
17h - Duo Natalia Khoma (cello) e Volodymyr Vynnytsky (piano)

Segunda
19h - Recital Rafael Altino (viola) e Ana Lúcia Altino (piano)

Terça
19h - Homenagem a Liszt, com Benjamin Sung e Jihye Chang Sung

Quarta
19h - Simon Gollo (violino), German Marcano (cello) e Victor Asuncion (piano)

Quinta
19h - Dmitri Berlinsky (violino) e Victor Asuncion (piano)

Sexta
19h - Alexander Hrustevich (acordeon)

Sábado
11h - Recital Virtuosi, com Rafael Altino (viola), Valeria Thierry (contrabaixo), Jihye Chang (piano), Benjamin Sung (violino), Volodymyr Vynnytsky (piano), Natalia Khoma (cello) e Volodymyr Vynnytsky (piano)

19h- Orquestra do Festival, sob regência de Rafel Garcia

Domingo
11h - Recital Volodymyr Vynnytsky (piano)
17h - Orquestra Do Festival & Virtuosi, com Benjamin Sung (violino), Valeria Thierry (contrabaixo), Rafael Altino (viola), Jihye Chang (piano), Simon Gollo (violino), Natalia Khoma (cello)