quarta-feira, 2 de junho de 2010

Festa da Fé – Procissão de Frei Damião reuniu milhares de fieis em Gravatá









Saindo da Praça da Matriz em direção a Capela de São Miguel, no bairro Riacho do Mel, são cerca de 5 quilômetros de caminhada, uma linda caminhada luminosa que com milhares de velas, clareava todo o percurso.
A tradicional procissão de Frei Damião em Gravatá atrai todos os anos milhares de fieis vindos de todos os lugares da região para cumprirem a missão religiosa. E este ano não foi diferente, mais de 10 mil pessoas percorreram as ruas de Gravatá em homenagem ao frei capuchinho. Saindo da Praça da Matriz em direção a Capela de São Miguel, no bairro Riacho do Mel, são cerca de 5 quilômetros de caminhada, uma linda caminhada luminosa que com milhares de velas, clareava todo o percurso. Carros de som ajudavam os devotos a cantarem os louvores ao santo, louvores estes que entoavam a festa do povo de Deus.

A maioria dos que estavam na procissão, queriam agradecer bênçãos alcançadas, pagar promessas e renovar a fé em Deus. Um exemplo de fé e benção alcançada, foi a jovem Ana Lemos e seu pequeno filho Júlio César, ambos acompanharam toda a procissão vestidos com roupas idênticas as de Frei Damião. “Eu alcancei uma graça muito grande para mim e para meu filho, nós tínhamos uma doença séria, que os médicos haviam nos desenganado, e eu fiz uma promessa com toda a minha fé, e hoje estou aqui para agradecer tal benção alcançada. É muita emoção você ter um pedido realizado. É Deus”, finalizou emocionada Ana Lemos.
Do alto do grande altar formado em frente a capela de São Miguel, era perceptível a numerosa quantidade de pessoas, uma prova fidedigna de que o nordestino, em especial o gravataense, continua fervoroso na fé. A celebração da Santa Missa ficou por conta de Frei Nunes, Frade Capuchinho da mesma ordem de Frei Damião, para ela a multidão reunida em nome de Deus, é sinal de fé e amor, é sinal de bênçãos, “É sempre emocionante ver o povo de Deus reunido, louvando e cantando em nome. Isso é fé, é amor ao Pai celestial”, disse. O prefeito Ozano Brito ficou responsável pela primeira leitura da liturgia, além dele também prestigiaram a festa religiosa, secretários, vereadores, e o ex-prefeito Joaquim Neto. A imprensa local e regional se fizeram presentes na cobertura.


A relação de Gravatá com Frei Damião é bastante forte. Foi em Gravatá que Frei Damião celebrou sua primeira missa, um marco para a cidade e para a vida do religioso. Falecido há treze anos, o nordestino, o gravataense e o povo de Deus de um modo geral, não esqueceram as lições e ensinamentos do religioso, que em todos os seus discursos e em suas homilias, destacava o valor da família, a importância da família para a sociedade. Como um grande coral, os fieis cantavam durante toda a celebração. Finalizando a festa religiosa, Maestro Barbosa apresentou a todos uma música composta por ele em homenagem a Frei Damião. A música cujo nome é Frei Damião meu santinho, fala da vida do religioso e de sua vinda a Gravatá. O céu de Gravatá ficou totalmente colorido com a grande quantidade de fogos soltos em homenagem a Frei Damião, finalizando a grande festa do povo de Deus.