domingo, 13 de abril de 2014

Lua de sangue: fenômeno ocorrerá em 15 de Abril

Na madrugada da próxima terça-feira, dia 15 de abril, o continente americano poderá observar um eclipse lunar completo. O fenômeno será o primeiro de uma tétrade de luas de sangue (como são chamados esses eclipses) - uma série de quatro eclipses que ocorrerão de forma seguida e que se repetirão apenas sete vezes neste século, informou a Nasa.

Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes - o último ocorreu em 10 de dezembro de 2011. Já a última vez que houve uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004 - e o evento deve acontecer novamente só sete outras vezes neste século.

AS FASES DE UM ECLIPSE LUNAR COMPLETO (FOTO: NASA)

Como observar? O eclipse começará na noite do dia dia 15 de abril, quando a beira da Lua ingressar no centro da sombra da Terra. Mas o eclipse completo acontecerá apenas perto das 2h da manhã, e deve durar 78 minutos. Se as condições meteorológicas permitirem, vai ser possível testemunhar o fenômeno de todo o Brasil.

Lua de Sangue? É durante esse período que a Lua pode ser vista da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol, e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre - pense na coloração do céu  nos crepúsculos. Daí o nome "Lua de Sangue". Mas como isso depende das condições atmosféricas da Terra, não é possível prever de antemão o tom do eclipse. Ele pode ser completamente negro.

A chamada "Lua de Sangue" esteve rodeada ao longo da história de muitas superstições e  profecias sobre desastres naturais de grande magnitude. E, especialmente sobre a tétrade de 2014, foi lançado um livro nos EUA no ano passado, chamado Four Blood Moons: Something Is About to Change (Worthy Publishing, 2013, sem edição no Brasil). O volume relacionava os quatro eclipses com uma profecia bíblica sobre o fim dos tempos.

De acordo com o site especializado Space.com, ligar maus presságios a eclipses eram comuns na antiguidade, quando não se sabia o que causava o "apagão" na Lua. Mas hoje sabemos que mesmo eventos raros como a tétrade são parte de um calendário astronômico etabelecido - eles já aconteceram inúmeras vezes e vão acontecer mais vezes no futuro. "Pessoas relacionam desastres com eclipses pelo fato que desastres podem acontecer todos os dias, sendo uma noite de eclipse ou não, e temos uma tendência  de criarmos explicações para isso (...) É quase inevitável que algo ruim aconteça, porque coisas ruins acontecem o tempo todo", explica o astrônomo Geoff Gaherty, no Space.com.