quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novas regras para mototaxistas e motofretistas entram em vigor

Os Estados têm um ano para se adequar às novas exigências. Condutores têm de fazer curso preparatório de 30 horas




As novas resoluções sobre equipamentos de segurança e curso preparatório para motofretistas e mototaxistas entram em vigor nesta quinta-feira e os Estados – órgãos fiscalizadores, empresas e profissionais – têm um ano para se adequarem às novas exigências. Depois desse período, ou seja, em agosto de 2012, tem início a fiscalização e quem não obedecer às resoluções poderá ser multado.

A profissão de mototaxista e motofretista foi regulamentada em 2009, por meio da Lei 12.009. A partir daí, em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu as Resoluções 350 e 356, que entram em vigor hoje, com o objetivo de melhorar a segurança do profissional nas ruas.

Em dez anos o número de mortes consequentes de acidentes de moto aumentou 754% no Brasil, segundo o Caderno Complementar Mapa da Violência, feito pelo Instituto Sangari e divulgado este ano. O estudo abrange a década de 1998 a 2008, quando foram registradas 87,6 mortes a cada 100 mil motos no País. Em 1998, foram 67,8 mortes a cada 100 mil motos.

A Resolução 350/2010 do Contran “institui curso especializado obrigatório destinado a profissionais em transporte de passageiros (mototaxista) e em entrega de mercadorias (motofretista) que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas”. O curso deve ter 30 horas, sendo 25 horas de teoria e cinco de aulas práticas. Mesmo com a regulamentação das profissões em 2009, o curso ainda não é oferecido na maioria dos Estados brasileiros.

Celso Pereira de Oliveira, de 35 anos, que atua como motoboy há oito anos, aprova a regulamentação e quer estar entre os primeiros inscritos no curso. “Eu acho que a questão do curso é legal porque traz até mais segurança para nós. A gente está na rua e acha que sabe tudo, mas o curso é sempre bom para aperfeiçoar”, conta. Apenas 35,09% das pessoas que usam a motocicleta como meio de transporte se sentem seguras no trânsito, de acordo com a pesquisa Sips (Sistema de Indicadores de Percepção Social) Mobilidade Urbana feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada em maio de 2011.

A Resolução 356/2010 do Contran estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de carga e passageiros, sendo que os veículos deverão ter um protetor de pernas e motor, uma antena para proteção contra linhas de pipa e devem estar cadastrados na categoria aluguel, ou seja, possuir a placa vermelha. Oliveira acredita que esses equipamentos poderão diminuir os acidentes.


No último dia 28, uma linha com cerol enlaçou o pescoço de um policial que andava de motona Rua Barra do Jequitaí, bairro da Penha, zona leste de São Paulo. Ele foi levado a um hospital da região, mas não resistiu e morreu.


Figura mostra equipamentos de segurança obrigatórios para mototaxistas e motofretistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário