quarta-feira, 23 de março de 2011

Gravatá está recebendo a exposição Sertão de Zé do Mestre
Entrada é gratuita e fica localizada ao lado da Praça Dez. Visitantes terão até o dia 01 de abril para conhecer os trabalhos do mestre
Gravatá está recebendo a exposição de um dos artistas mais conhecidos quando o assunto é retratar da vida dos vaqueiros e a história do homem do Sertão. O espaço localizado ao lado da Praça Dez, ficará aberto até o dia 01 de abril com a realização da produtora cultural Orbe e apoio da Prefeitura de Gravatá.

Até o momento cerca de 2 mil pessoas já visitaram a galeria em Gravatá que contem fotos, textos e utensílios de trabalho do homem sertanejo. De acordo com a produtora, a exposição foi criada para criar um espaço de reflexão e discussão sobre seus modos e costumes, a lida com o gado e a figura do vaqueiro, a partir da vida e obra do artesão do couro.

Zé do Mestre nasceu em 1932 no sítio cacimbinha na cidade de Salgueiro onde vive até hoje com a mulher, filhos e netos. Desde criança que o artesão aprendeu a confeccionar as peças que fazem parte do cotidiano do vaqueiro como gibão, perneira, chapéu, bota, luva, guarda-peito, chicote e corda de relho para amarrar o boi.

Hoje ele se destaca entre os poucos que ainda trabalham no ofício. Entre as mais de três mil roupas de vaqueiro que confeccionou, está uma que deu de presente ao amigo Luiz Gonzaga no auge da carreira do Rei do Baião.

A exposição é gratuita e segue até o dia 01 de abril em Gravatá. Em seguida os trabalhos de Zé do Mestre estarão na cidade de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário