terça-feira, 9 de março de 2010

Natalenses preferem Gravatá na Semana Santa.

Economia
Edição de sexta-feira, 5 de março de 2010
Semana santa e movimentada
Hoteleiros esperam ocupações de 80% no feriadão. Natalenses têm preferido Gravatá (PE), EUA e Lisboa
Renato Lisboa // renatolisboa.rn@dabr.com.br

A quatro semanas do feriado da Semana Santa, a rede hoteleira potiguar já apresenta uma boa taxa de ocupação, de acordo com a representação local da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RN). Um dos destinos mais procurados no estado será a praia da Pipa, no Litoral Sul do estado, enquanto boa parte dos natalenses que irão viajar devem escolher destinos como Gravatá, em Pernambuco, Estados Unidos e Lisboa.


Haras em Gravatá: clima ameno e apresentações musicais são atrativos para norte-rio-grandenses Foto: Ines Campelo/DP/D.A Press
De acordo com o diretor executivo da ABIH-RN, Murilo Felinto, as expectativas são muito boas quanto ao turismo regional, principalmente na Praia da Pipa, onde, segundo ele, uma boa quantidade de pernambucanos deve passar o feriado. A maioria dos turistas é oriunda de Pernambuco, que, em nível nacional, já é o segundo maior emissor de bilhetes para o Rio Grande do Norte, perdendo apenas para São Paulo.

"Se você for para a Pipa, verá uma enorme quantidade de automóveis com placas de Pernambuco. A duplicação da BR-101 está contribuindo para isso porque muita gente aproveita para conhecer a nova estrada viajando para Natal. A tendência é que essas viagens não aconteçam só nos feriados prolongados", fala Felinto.

Ele acredita que o fluxo de visitantes irá repetir o bom desempenho de recentes finais de semana prolongados "Fiz uma pesquisa informal com alguns hotéis e temos já garantida uma taxa de ocupação hoteleira de 80%, podendo crescer", diz Felinto.

Quanto ao número de turistas que o RN irá receber, Felinto não sabe precisar a informação. "É muito difícil ter números porque muita gente não fica em hotel, porém deixa divisas no estado, o que caracteriza um turista. Na Pipa, por exemplo há casas em que várias pessoas dividem o preço do aluguel durante uma temporada. Os destinos que exploraram nos preços estão perdendo espaço", argumenta ele.

Potiguares

Segundo informações da Associação Brasileria das Agências de Viagem (Abav-RN), os natalenses que resolveram viajar para fora do estado no feriado santo têm optado por ir a lugares como Gravatá, na região serrana de Pernambuco, a 60 km de Recife; Estados Unidos e Lisboa (Portugal). "As pessoas querem ficar em hotéis-fazenda de Gravatá para aproveitar a temperatura amena", fala a presidente da Abav-RN, Ana Carolina Costa. A cidade ainda contará com uma extensa programação de shows, incluindo na lista artistas como Ivete Sangalo.

E os turistas continuam aproveitando o dólar barato para fazer viagens ao exterior. A proprietária da Athenas Turismo, Ohana Fernandes, diz que o real forte tem despertado o interesse das pessoas por comprar fora do país. "Muita gente vai para Orlando (EUA) na Semana Santa só pensando em comprar", diz ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário