sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Estudantes de Gravatá.

O sucesso de estudantes do município de Gravatá, durante a 24ª edição da Mostratec, motivou a deputada Terezinha Nunes (PSDB) a usar a tribuna e parabenizar o grupo pela conquista do prieiro lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.
Geórgia Pires, Fábio Denis, Kleiton Alves e Emerson de Oliveira, que estavam presentes à reunião plenária, alcançaram esse resultado com a invenção de um bioformicida natural. Para a parlamentar, o exemplo “comprova que o caminho da educação é sempre o melhor a ser seguido e que os avanços científicos do Estado só precisam ser incentivados”.
A equipe representou a Escola Estadual Devaldo Borges e desenvolveu o produto à base de óleo essencial de laranja, há cerca de dois anos. Desde então, a invenção utilizada para combater formigas domésticas vem sendo aperfeiçoada. Os jovens contaram com a orientação do professor de Química Antônio D´Oleron, responsável por acompanhar o aprimoramento do produto. “A vitória na Mostratec, embora fosse esperada pelo professor, surpreendeu os alunos”, acrescentou.
De acordo com a tucana, os estudantes têm histórico de sucesso. “O primeiro contato deles com a Bioquímica foi no Centro Experimental de Gravatá (Ceegra), quando conquistaram o primeiro lugar do Ciência Jovem em Pernambuco. Eles também se destacaram em outras mostras científicas.
“O novo desafio encampado pelo grupo é levar a Gravatá a Mostra Científica Internacional, realizada anualmente no Brasil. A Mostratec aconteceu em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 26 e 31 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário