sexta-feira, 3 de julho de 2009


Pulmão em risco

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) iniciou uma nova batalha contra o fumo. Dessa vez estão pedindo que as indústrias de cigarro exibam as imagens de advertência contra o fumo também na frente do maço e não apenas no verso do pacote, como acontece hoje.
O motivo é um estudo internacional realizado no Brasil e em mais 20 países. Segundo essa pesquisa, 48,2% dos fumantes dizem que as advertências os deixam mais propensos a deixar de fumar e 39,1% afirmam que já deixaram de pegar um cigarro no maço depois de olhar para essas imagens e frases.
Além disso, 61,6% dos fumantes e 83,2% dos não fumantes disseram que esses avisos já os fizeram pensar sobre os riscos do cigarro. E 91,8% dos fumantes ouvidos disseram que, se pudessem, voltariam atrás e não teriam começado a fumar.
A medida ainda não foi autorizada, mas se as respostas da pesquisa apresentarem o resultado na prática poderá salvar a vida de milhões de pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde quase um terço da população brasileiro fuma, perto de 30 milhões de pessoas. Mais a população chamada ‘fumante passivo’ que inala a fumaça mesmo sem utilizar o produto. Somente nesta parcela o risco de câncer e doenças do pulmão aumenta em 30%.
Todo alerta é válido. Mas cuidar do corpo, da mente... mas ter um estilo de vida saudável é também uma questão de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário