quinta-feira, 2 de julho de 2009

A dúvida: diet, light ou zero?

As prateleiras dos supermercados estão cada vez mais recheadas de produtos light e diet. Gelatinas, sucos, refrigerantes, chocolates, biscoitos, massas, leites, iogurtes, barras de cereais, margarinas, comida congelada, entre outras muitas opções. E cada um desses alimentos pode ser apresentado ao consumidor de três formas distintas: diet, light e, mais recentemente, zero. Como saber qual o mais adequado?
Os produtos light, em sua maioria, oferecerem menos calorias que os convencionais, devem apresentar redução mínima de 25% em relação ao atributo nutricional em questão (além de calorias, os alimentos também podem ser reduzidos em outros nutrientes, como gordura e sódio). Por este motivo, esses produtos tornam-se bons aliados para quem faz algum tipo de dieta de emagrecimento se consumidos de maneira correta.
O fato dos produtos serem light não significa que estão isentos de calorias e que possam ser consumidos sem restrições.
Já nos produtos diet, ocorre a eliminação normalmente de açúcares, o que também pode não estar relacionado às calorias. Exemplo clássico é o chocolate diet, que, apesar de não ter adição de açúcar, apresenta uma quantidade maior de gordura, em relação ao chocolate “normal”.
O objetivo desses produtos é atender ao público que, por alguma razão, precisa restringir algum nutriente em sua alimentação, como é o caso dos diabéticos e hipertensos, entre outros. Os produtos diet fabricados no Brasil podem apresentar no rótulo as expressões: “sem”, “isento de”, “não contém”, entre outras.
O mercado não divulga as informações com a mesma velocidade que lança produtos, e os consumidores ficam cada vez mais perdidos na hora da escolha. É o que vem acontecendo com a nova designação “zero”. Esse nome foi lançado mais como estratégia de marketing, do que como proposta de mudança. No caso dos refrigerantes “zero”, por exemplo, o açúcar cedeu lugar aos adoçantes artificiais, como também acontece com as versões diet e com muitos dos light. No final das contas, acaba dando na mesma: ao optar por um pudim com “zero” açúcar, esse produto é igual a um pudim diet sem adição de açúcar.
É importante, para o consumidor, atentar-se aos rótulos no momento da compra e do consumo, para que eles atendam os objetivos da melhor maneira possível, pois esses alimentos têm um custo elevado e o benefício muitas vezes não é tão grande.
Por isso atenção ao excesso no consumo desses alimentos!!

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