quinta-feira, 16 de abril de 2009

Pernambucano é incentivado a conhecer a própria terra

A Secretaria Estadual de Turismo e a Empresa Pernambucana de Turismo - Empetur lançaram a edição 2009 do programa Pernambuco conhece Pernambuco. Para mostrar um pouco da diversidade cultural do Estado, o Balé Popular do Recife´fez uma apresentação na solenidade, realizada no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O programa está orçado em R$ 4,5 milhões e prevê ações de promoção e operacionalização. O Pernambuco Conhece Pernambuco conta com o apoio da Fundarpe. A expectativa é que gere uma movimentação financeira no Estado de R$ 10 milhões. A temática cultural, apontada pelo se-cretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, como o diferencial do turismo pernambucano, ganha mais destaque na segunda edição do programa.

O Secretário explicou que cada rota terá um representante da cultura local como uma espécie de embaixador do programa. “Nessa segunda edição, as equipes das secretarias de Turismo de cada município também terão a oportunidade de participar do curso de Gestão Pública para o Turismo”, disse ele, destacando que a qualificação profissional é outra meta do programa. A proposta é capacitar duas mil pessoas em cursos que contam com a parceria do Sebrae, Fundarpe e Senac.

O artesão de Tracunhaém, Mestre Nino, acredita que o Pernambuco conhece Pernambuco, além de estimular os artistas do Estado, também vai incentivar outros ramos do Turismo. “O programa será bom para os artesãos como também para os donos de hotéis, bares e restaurantes”, disse no vídeo em que apresentou um balanço do programa no exer-cício de 2008.

Empreendedor do ramo hoteleiro, Eduardo Cavalcanti, dono do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, afirmou que seu interesse pelo turismo interno começou há mais de 40 anos. “Fui suspenso pelo diretor do colégio por 12 dias. Como não podia falar para meus pais, aproveitava o período das aulas para visitar museus e exposições”, brincou. Para Cavalcanti o Pernambuco conhece Pernambuco é muito importante por estimular o povo pernambucano a conhecer seus próprios atrativos.

O programa iniciou sua versão 2009 na Rota do Vinho -Vale do São Francisco, nas cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia, numa programação que segue até o próximo domingo. De acordo com o presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, a rota é cenário do 10 Encontro Enogastronômico do Vale do São Francisco, em parceria com a Bahiatursa. “Com a iniciativa procuramos fortalecer o segmento do enoturismo, levando informações e motivando os profissionais e empresários da região a consumir e promover o consumo dos vinhos produzidos no vale”.

Além do evento enogastronômico, o Pernambuco Conhece Pernambuco oferece nos municípios da rota as oficinas de qualificação profissional, posto de informação turística e atrações culturais. Na orla do Rio São Francisco, em Petrolina, estão acontecendo shows de artistas da região como Camila Yasmine e Targino Gondim, além do intercâmbio com artistas de outras regiões do Estado como Maciel Melo, Banda Território, Maestro Spok e com Leci Brandão, cantora conhecida nacionalmente.

Balanço - Em 2008, foram promovidos seis eventos de culminância do Pernambuco Conhece Pernambuco. A taxa de ocupação média dos meios de hospedagem, por conta dos eventos, foi de 80%. A permanência média dos visitantes foi de 5,7 dias. As oficinas qualificaram 1.250 pessoas. Foram implantados seis postos de informações turísticas. Os eventos de celebração reuniram cerca de 70 mil pessoas, sendo 56% turistas e 44% excursionistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário