Hello Kitty completa 40 anos divertindo crianças e adultos
O universo rosa de Hello Kitty não se limita às meninas românticas, mas estende-se a todas as idades
(Foto: Reprodução)
Hello Kitty, uma suposta gatinha - uma menina, segundo seus criadores -, criada no Japão e que virou um ícone global, completou 40 anos neste sábado e presenteou os fãs com uma loja exclusiva e um parque temático em Tóquio.
Uma Kitty de tamanho humano apareceu de surpresa na grande loja Mitsukoshi antes da abertura ao público, o que provocou muitos aplausos dos funcionários do empreendimento, que fica no popular distrito de Ginza.
A personagem, vestida de rosa, fez reverências aos presentes e seus gestos e poses provocaram ondas de de "kawaii" ('linda', em japonês).
Quando a loja abriu as portas, a personagem foi a primeira a saudar a multidão de clientes, que abraçaram a gatinha e pediram 'selfies'.
Kitty, chamada de 'garota eterna' por seu criador, também celebrou o aniversário com centenas de fãs no Sanrio Puroland, um parque temático ao oeste de Tóquio.
Do outro lado do Pacífico, Los Angeles inaugurou uma convenção da Hello Kitty no distrito "Little Tokyo", com um evento de quatro dias que espera atrair mais de 25.000 pessoas.
Em julho, a personagem terá um espetáculo próprio en Hong Kong e também fará uma incursão no espaço, já que para festejar os 40 anos Hello Kitty dará um passeio a bordo do satélite Hodoyoshi-3.
Para crianças e adultos
Em 1974, ninguém poderia imaginar que a personagem, esboçada em poucos traços, sem contorno de rosto e sem boca, com seis traços para formar um bigode, estabeleceria-se como um sucesso surpreendente em todo o mundo.
Atualmente, esta criatura, que tem fã-clubes em muitos países, arrecada vários bilhões de dólares anualmente para seus proprietários e aqueles que a usam para promover seus produtos.
Sua imagem está reproduzida em todo planeta em 50.000 artigos diferentes, de chiclete até a cabine de aeronaves, passando por eletrônicos, canetas e coleiras.
Nos últimos anos, Hello Kitty tornou-se um dos ícones do "Japão cool" e da cultura pop japonesa que invadiu o mundo com desenhos animados e mangás.
O universo rosa de Hello Kitty não se limita às meninas românticas, mas estende-se a todas as idades, no Japão e em todo o mundo. Segundo um porta-voz da empresa, o interesse atual seria até maior entre os adultos.
"De certa forma, Hello Kitty dá aos adultos o direito de brincar novamente, dá a possibilidade de externalizar uma parte de si que não pode ser expressada novamente", diz Christine Yano, uma antropóloga que estudou o fenômeno da "kawaii". (Da AFP)
Uma Kitty de tamanho humano apareceu de surpresa na grande loja Mitsukoshi antes da abertura ao público, o que provocou muitos aplausos dos funcionários do empreendimento, que fica no popular distrito de Ginza.
A personagem, vestida de rosa, fez reverências aos presentes e seus gestos e poses provocaram ondas de de "kawaii" ('linda', em japonês).
Quando a loja abriu as portas, a personagem foi a primeira a saudar a multidão de clientes, que abraçaram a gatinha e pediram 'selfies'.
Kitty, chamada de 'garota eterna' por seu criador, também celebrou o aniversário com centenas de fãs no Sanrio Puroland, um parque temático ao oeste de Tóquio.
Do outro lado do Pacífico, Los Angeles inaugurou uma convenção da Hello Kitty no distrito "Little Tokyo", com um evento de quatro dias que espera atrair mais de 25.000 pessoas.
Em julho, a personagem terá um espetáculo próprio en Hong Kong e também fará uma incursão no espaço, já que para festejar os 40 anos Hello Kitty dará um passeio a bordo do satélite Hodoyoshi-3.
Para crianças e adultos
Em 1974, ninguém poderia imaginar que a personagem, esboçada em poucos traços, sem contorno de rosto e sem boca, com seis traços para formar um bigode, estabeleceria-se como um sucesso surpreendente em todo o mundo.
Atualmente, esta criatura, que tem fã-clubes em muitos países, arrecada vários bilhões de dólares anualmente para seus proprietários e aqueles que a usam para promover seus produtos.
Sua imagem está reproduzida em todo planeta em 50.000 artigos diferentes, de chiclete até a cabine de aeronaves, passando por eletrônicos, canetas e coleiras.
Nos últimos anos, Hello Kitty tornou-se um dos ícones do "Japão cool" e da cultura pop japonesa que invadiu o mundo com desenhos animados e mangás.
O universo rosa de Hello Kitty não se limita às meninas românticas, mas estende-se a todas as idades, no Japão e em todo o mundo. Segundo um porta-voz da empresa, o interesse atual seria até maior entre os adultos.
"De certa forma, Hello Kitty dá aos adultos o direito de brincar novamente, dá a possibilidade de externalizar uma parte de si que não pode ser expressada novamente", diz Christine Yano, uma antropóloga que estudou o fenômeno da "kawaii". (Da AFP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário