terça-feira, 15 de abril de 2014

Porque nossos dedos enrrugam na água?
Já se perguntou porque nossos dedos ficam com rugas depois de muito tempo dentro d’água?
Pois então, assim como nos pneus as rugas melhoram o atrito em contato com objetos ou superfícies lisas.
Nós humanos temos esta característica de suma importância para mantermos o equilíbrio em pisos molhados, sair de rios, da piscina ou do mar agarrando-se a pedras ou pisos escorregadios. Por este motivo é que as rugas aparecem somente nas extremidades e não no resto do corpo.
Até agora achávamos que se tratava apenas da absorção da água pela pele. Porém um artigo publicado na revista Brain, Behavior and Evolution oferece mais evidências de que o enrugamento é controlado pelo cérebro para que o corpo se adapte com o contexto em que ele se encontrar.
No estudo, neurobiólogos examinaram 28 dedos enrugados pela água. Eles descobriram que todos tinham um padrão de sulcos semelhantes não conectados, que iam se distanciando um do outro conforme se afastavam das pontas dos dedos.
As rugas permitem, então, que a água escorra no momento em que as pontas dos dedos pressionam superfícies molhadas, criando mais contato com a superfície e melhor aderência.
Eles planejam estudar se os dedos enrugados são de fato melhores para segurar objetos e se os mamíferos que vivem em habitats molhados estão mais propensos a possuí-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário