quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014


Vaso Sanitário de Garrafas Pet

Por essa ninguém esperava: alunos de engenharia projetam um vaso sanitário feitos com garrafas PET.
No último ano do curso de Engenharia Mecânica, oito colegas da FEI (Fundação Educacional Inaciana) escolheram trabalhar com um material ainda pouco utilizado para criar um objeto de grande uso no dia-a-dia das pessoas.
“Nenhum de nós trabalha na área, mas queríamos levantar a questão ecológica, que é um grande problema e chama a atenção das pessoas”, diz Bruno Barbosa, um dos integrantes da equipe.
O vaso sanitário é feito de peças desmontáveis, o que permite a troca de partes específicas em caso de problema. A parte interna da cuba foi tratada para se tornar impermeável com uma camada de prime e outra de tinta epóxi.
“Ele não duraria tanto quanto um vaso de cerâmica, porém, além da vantagem ambiental, existe o fato de se poder substituir apenas partes, e não trocá-lo por completo”, diz Barbosa.
Cada vaso sanitário utilizaria cerca de 380 garrafas plásticas moídas para gerar o flake, os grãos de PET que seriam moldados nas formas desejadas. Outra preocupação ambiental foi o desperdício de água e, para combatê-lo, os alunos projetaram o vaso com um sistema de descarga de dupla vazão.
“A caixa acoplada com controle de vazão permite a escolha entre meia vazão (três litros) e vazão total (seis litros)”, explica Barbosa. “Além disso, ela foi projetada seguindo os padrões dos vasos sanitários cerâmicos, o que permite a instalação na tubulação já existente”, diz.
Uma das principais dificuldades do grupo foi encontrar informações a respeito do uso do PET, já que não existe uma vasta literatura sobre o material. Outro problema para os alunos foi conseguir financiamento para montar o vaso sanitário: assim como todo produto, seus custos inicias são caros e incluem, por exemplo, a fabricação de moldes específicos.
Por enquanto, as ideias de Bruno Barbosa e seus colegas Bruno Claudio, Douglas Malia, Fabio Makin, Gabriel Bueno, Luiz Gustavo Balzan, Marcelo Moreira Smith e Raffael Sueza Raffa estão só no papel. Mas, quem sabe, em breve elas não se tornem uma realidade?


O vaso do projeto será fabricado em partes, com as peças separadas: caixa tampa canal de ligação, cuba, sifão e estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário