sexta-feira, 22 de novembro de 2013


Médico fala sobre cuidados para prevenir câncer de estômago

Alimentação saudável e comer de três em três horas previnem a doença.

O médico Fidélis Manes Neto foi entrevistado nesta quarta-feira (20) no Jornal do Piauí e falou sobre o câncer de estômago. Segundo ele, a alimentação saudável e em intervalos de três horas é a melhor forma de prevenir a doença. 


“O sódio também afeta o câncer gástrico, além de causar hipertensão. A quantidade ideal de ingestão de sódio é dois gramas por dia”, acrescenta. 

Fidélis diz ainda que os sintomas que podem indicar o início da doença é um quadro de queimação, azia e sensação de estômago cheio. “Um grande problema no Brasil é a facilidade que as pessoas têm de comprar remédios sem prescrição. Ele toma o antiácido e acaba não procurando o médico. Mas quem nunca teve esses sintomas e passa a sentir, deve procurar o médico”, aconselha. 



Os fatores principais de risco são idade acima de 60 anos, hábitos alimentares ruins e cigarro. Além disso, pessoas jovens com dois ou mais casos de câncer de estômago na família devem procurar um oncologista regularmente. 

Prevenção
Para prevenir o câncer de estômago, é preciso ingerir mais alimentos ricos em fibra e pobres em sódio, comer pouca quantidade de comida a cada três horas, evitar o jejum por longos períodos e ter bons hábitos de vida. 


FONTE :Carlos Lustosa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário