sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Estudo comprova eficácia da reposição hormonal no tratamento de obesidade em homens

No Brasil, 66% da população masculina não conhece a andropausa


  • ComentaHomens com deficiência de testosterona que não obtêm sucesso com os tratamentos convencionais para obesidade e que apresentam baixo nível do hormônio masculino podem se beneficiar com a reposição hormonal no controle do peso. É o que afirma uma pesquisa mundial liderada por Farid Saad, da área científica da Bayer Healthcare Pharmaceuticals — matriz Alemanha, e publicada no periódico Current Diabetes Reviews.
Segundo o estudo, os homens que não tinham quantidades suficientes de testosterona no organismo e fizeram reposição hormonal perderam em média 16 quilos em cinco anos de tratamento, havendo uma redução, aproximadamente, de 107 para 98 centímetros da circunferência abdominal, além da mudança de estilo de vida (dieta e exercícios).
A obesidade forma um círculo vicioso negativo para a saúde do homem, contribuindo para patologias como a síndrome metabólica, doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, disfunção endotelial e a própria deficiência de testosterona (hipogonadismo).
— O objetivo é definir cada vez mais, com precisão, o papel da testosterona no tratamento da obesidade e doenças associadas em homem com deficiência do hormônio — aponta Archimedes Nardozza Junior, diretor do Núcleo de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia e professor da Unifesp.
O médico ainda reforça que a reposição hormonal age de forma eficaz na manutenção da massa muscular e na redução da massa de gordura e, assim, no equilíbrio da composição corporal. A regulação dos níveis de testosterona também contribui para a melhora do humor, da energia e reduz a fadiga.
Queda hormonal
Estima-se que, a partir dos 40 anos, começa o declínio da testosterona a uma taxa média de 1% por ano de vida. A baixa acentuada do hormônio a partir dessa faixa etária é chamada de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), popularmente conhecido como andropausa. Aproximadamente 20% dos homens têm níveis de testosterona total abaixo do normal.
De acordo com uma pesquisa comportamental realizada no mês de junho pela Sociedade Brasileira de Urologia, com apoio da Bayer HealthCare Pharmaceuticals, que contou com a participação de 5 mil homens acima de 40 anos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Bauru, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Belém, 66% não sabem o que é andropausa — nome popular do Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Daem) — , a principal causa de queda de testosterona em homens maduros. A pesquisa mostra que 64% dos homens nunca fizeram um exame para medir os níveis de testosterona.
De acordo com o endocrinologista João Eduardo Salles, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a andropausa pode trazer outras complicações para o homem, como a diminuição da libido, disfunção erétil, irritabilidade, sonolência, perda da memória, osteoporose, entre outros. Por isso, a importância dos homens prestarem atenção na saúde e consultarem regularmente um médico. Na pesquisa, foi constatado que 38% dos entrevistados não costumam ir ao médico com frequência.
Quando perguntados sobre a vida sexual após os 40 anos, 35% dos homens se declararam 100% satisfeitos e 32% se declararam satisfeitos. Apenas 11% afirmaram que a vida sexual poderia ser melhor. No entanto, 48% declararam ter vergonha de falar sobre sexo com parceira e 37% fazem uso de medicamentos para disfunção erétil em suas relações sexuais.
Para avaliar o paciente, recomenda-se a realização de exames laboratoriais como dosagem de testosterona total, testosterona livre, PSA total, LH, FSH, entre outros, além de um exame físico completo. Caso seja recomendado o tratamento, uma opção para a reposição hormonal é o undecilato de testosterona.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Vitrine para o artesanato de PernambucoCentro no Armazém 11 será inaugurado nesta terça-feira com 16 mil peças


Mais de 16 mil peças do artesanato pernambucano estarão expostas no novo centro, localizado no Recife Antigo (Foto: Tatiana Meira/DP/D.A Press)
Mais de 16 mil peças do artesanato pernambucano estarão expostas no novo centro, localizado no Recife Antigo (Foto: Tatiana Meira/DP/D.A Press)
Pernambuco está prestes a ganhar uma vitrine gigante e pemanente para o rico artesanato produzido no estado. Com um conjunto de 16 mil peças assinadas por 500 artesãos, o Centro de Artesanato de Pernambuco (Cape) será inaugurado neste terça, às 16h, no Armazém 11, ao lado d Marco Zero, no Bairro do Recife. Com área construída de 2.511 metros quadrados e investimento de R$ 6,5 milhões, o espaço conta com artesanato de todas as regiões do estado, para comercialização.

No local, funcionará ainda o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), com exposição de obras premiadas desde 2007 na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), mas estas peças não estão à venda; auditório com 120 lugares; área de exposições (galeria de arte que abre com mostra de arte contemporânea) e uma unidade do restaurante Bistrô & Boteco, com capacidade para 400 pessoas.

Com projeto arquitetônico de Carlos Augusto Lira, o Centro de Artesanato oferece desde peças de mestres pernambucanos, como Ana das Carrancas, Thiago Amorim e Marliete, até pequenos souvenires. Os materiais utilizados são os mais diversos, incluindo madeira, palha, barro, cestaria, tecidos.

 (Tatiana Meira/DP/D.A Press)
O espaço galeria de arte, coordenado por Márcio Almeida, da Secretariade Cultura/ Fundarpe, inaugura com obras de quatro artistas contemporâneos na exposição Tradição tradução. Christina Machado, Derlon, Marcelo Silveira e Joelson foram escolhidos para este primeiro recorte, que fica em cartaz até 25 de novembro, por conseguirem dialogar - em suas criações - com o artesanato e a arte contemporânea. 

SERVIÇO
Inauguração do Centro de Artesanato de Pernambuco - Unidade Recife
Onde: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife (Armazém 11, ao lado do Marco Zero)
Quando: Abertura nesta terça-feira, às 16h. Funcionamento diariamente, das 10h às 20h

Fonte: DP

Em PE, eleitor tem menos de uma semana para tirar 2ª via do título



  • 0
     

Termina na próxima quinta-feira (27) o prazo para tirar a segunda via do título de eleitor. Em todo o Estado as centrais de atendimento vão funcionar de segunda a sexta, das 8h até as 18h. Já os cartórios funcionarão das 10h às 19h, inclusive sábados, domingos e feriados. Para tirar o documento, são necessários: um comprovante de residência e a identidade.
Também valem a carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento. No caso dos homens, é obrigatória a certidão de que está em dia com o serviço militar. Tudo original, nada de cópias. Mas, no dia das eleições, quem não estiver com o título de eleitor pode votar com a identidade, a carteira de trabalho, de habilitação ou passaporte. Cópias não valem, nem mesmo as autenticadas.
Quem não conseguir tirar a segunda via do documento antes do primeiro turno vai poder tirar após a votação. “O eleitor que por algum motivo não tenha o título até o primeiro turno, ele poderá buscar o seu título no cartório eleitoral no dia seguinte a eleição. Ou seja, 8 de outubro o cartório estará aberto para que ele possa tirar a segunda via do título”, explica Orson Lemos, assessor da corregedoria do TRE.
Nas 11 cidades onde vai haver o voto biométrico, aquele em que o eleitor é identificado pelas impressões digitais, o TRE recomenda que o eleitor leve o título ou a identidade no caso de haver alguma falha da máquina.
Com informações do G1 PE. 


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Conheça sete exercícios mentais que ajudam a preservar a memória

Mente ativa suporta mais sobrecargas de tarefas, gerando menos lapsos



Conheça sete exercícios mentais que ajudam a preservar a memória Ricardo Chaves/Agencia RBS
Jogos que estimulam o raciocínio são úteis para manter o cérebro ativo Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS
Ler, manter uma alimentação equilibrada, dormir bem, praticar exercícios físicos e realizar atividades mentais ajudam a preservar o bem-estar do cérebro. É importante estar sempre alerta para perceber os pequenos sinais que indicam que nossa capacidade mental anda se deteriorando, surgindo lapsos de memória, desatenção e baixa produtividade.
De acordo com o neurologista Leandro Teles, quanto mais você exercitar seu cérebro melhor será o seu desempenho para resolver questões lógicas e os problemas do dia a dia.
— Exercícios mentais melhoram a capacidade de atenção, memória, linguagem e raciocínio. Esse tipo de atividade ajuda a prevenir e combater o declínio cognitivo que ocorre invariavelmente com o envelhecimento e mesmo proteger contra doenças degenerativas, como o Alzheimer — explica o neurologista.
Com o passar dos anos, a velocidade de processamento da informação diminui, esse declínio é geralmente compensado com a experiência adquirida ao longo dos anos. Um cérebro sempre ativo é mais confiável e suporta mais sobrecargas eventuais de tarefas, gerando menos lapsos, brancos e erros de julgamento.
Buscar sempre atividades novas ou mesmo fazer as coisas corriqueiras de modo diferente. A mudança de hábitos como fazer caminhos diferentes quando for ao trabalho, estimular o paladar, vestir de olhos fechados, inverter a mão do mouse e para escovar os dentes são pequenas mudanças que se transformam em desafios e estimulam o cérebro a se exercitar, sair da zona de conforto, criar alternativas, desautomatizando o processo mental do cotidiano.
— Os hábitos novos e os hábitos antigos renovados provocam a criação de redes neurais mais sólidas e saudáveis, além de fortalecer redes neurais antigas. A atividade mental constante mantém o cérebro apto a gerar respostas mais rápidas e acertadas, principalmente nos momentos mais difíceis — destaca Teles.
Conheça sete exercícios para ajudar a manter o cérebro em forma:
1. Faça a cabeça funcionar
Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os. Tente adivinhar quem está ao telefone antes de perguntar quem é, apenas pelo timbre da voz. Antes de dormir, escolha a situação mais importante do dia e reconstrua mentalmente em detalhes, logo ao acordar remonte seu sonho. Ao ouvir uma palavra diferente, pense em outras cinco começando com a mesma letra, escreva uma lista de supermercado e faça toda a compra sem olhar pra ela (conferindo apenas no final). Enfim, dê trabalho para seu cérebro, use a criatividade, tudo é válido para exercitar os neurônios.
2. Durma bem
A falta de sono prejudica muito a memória, é mais difícil para as pessoas que convivem com esse problema memorizar dados, números e pessoas. O sono é fundamental para fixação das atividades do dia anterior e prepara o cérebro para as atividades mentais do dia seguinte. Não deixe também de tirar aquela "soneca" depois do almoço, não mais que 30 ou 40 minutos, para o cérebro ter um bom rendimento no período da tarde.
3. Monte quebra-cabeças
Jogos infantis como da memória e quebra-cabeças exigem que o cérebro trabalhe a concentração. Compre um desses jogos e cronometre o tempo que você levou para encaixar as peças ou descobri-las. E depois, repita novamente e veja o quanto você progrediu. Outros jogos que ajudam também são xadrez, palavras cruzadas, sudoku, dominó, jogos de perguntas e respostas e mesmo jogos de cartas.
4. Beba com moderação
O álcool é um dos inimigos mais agressivos do cérebro. O excesso de álcool leva à lesão direta dos neurônios, causando incoordenação motora e comprometimento intelectual. Além da lesão direta, ocorre lesão indireta com carência de vitamina B1 (tiamina) e vitamina B12 (cobalamina).
5. Mexa o corpo todo
O exercício físico regular melhora nosso cérebro por diversos motivos. Melhora o sono, melhora sintomas de ansiedade e depressão, promove a liberação de substâncias como endorfinas, serotonina e dopamina, melhorando a atenção, a concentração, a memória e o raciocínio. A atividade física reduz o peso, controla o diabetes e a hipertensão e reduz os níveis de colesterol, agredindo menos o cérebro por doenças dentro dos vasos.
6. Coma direito
Mantenha uma alimentação equilibrada, controle o seu peso, faça avaliação médica periódica e evite o tabagismo e outras drogas. A melhor recomendação para manter uma boa memória é cuidar bem da sua saúde.
7. Leia
Não tenha preguiça de ler. A leitura é uma das atividades cerebrais mais completas, pois estimula todo o processo da memória. Vivencie a leitura, remonte a história, visualize os personagens e as cenas. Leia livros, revistas, jornais, e-mails, cartas antigas.

Fonte : DC

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Sesc oferece excursões com destino a Porto Seguro e Hotel Fazenda Portal de Gravatá

O Turismo Social do Sesc Paraíba inicia na próxima semana, nos dias 26 e 28, respectivamente, as inscrições para as excursões com destino a Porto Seguro (BA) e para o Hotel Fazenda Portal de Gravatá, em Pernambuco. Com programações diversificadas, cada viagem proporcionará aos interessados oportunidade  para desfrutarem de bons momentos de entretenimento, lazer e diversã, juntamente com o aprendizado de novas culturas e valores.


No período de 13 a 19 de novembro, os turistas embarcarão para conhecer o belo litoral com praias de areia branca e vários pontos turísticos de Porto Seguro. Local que propicia um aprofundamento na história do Brasil, por ser a primeira região descoberta pelos portugueses, e que oferece roteiros de visitação ricos em detalhes, como a igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, que guarda imagens do século XVI e XVII, Paço Municipal, onde se encontra o Museu Histórico da Cidade, entre outras atrações.


Com origem em uma fazenda e ambiente de clima agradável, o município de Gravatá, no Estado de Pernambuco, tem muito a oferecer aos excursionistas que optarem por um espaço de tranquilidade que remete a tempos antigos. O passeio está marcado para os dias 07 a 09 de dezembro e dá oportunidade de descanso, convívio com a natureza e passeios entre plantações e criação de cavalos, carneiros, entre outros tantos animais que o Hotel Fazenda dispõe.


Para mais informações sobre as excursões os interessados podem entrar em contato através do número (83) 3222-7147. O Turismo Social do Sesc está localizado na Avenida João Machado, 1214, Centro de João Pessoa.

Fonte: PBagora

terça-feira, 18 de setembro de 2012

limpeza correta de aparelhos eletrônicos como desktops, notebooks, tablets e celulares


Mel Gabardo / Gazeta do Povo / A limpeza correta de aparelhos eletrônicos como desktops, notebooks, tablets e celulares evita a proliferação de bactérias A limpeza correta de aparelhos eletrônicos como desktops, notebooks, tablets e celulares evita a proliferação de bactérias

Higiene tecnológica

Aparelhos eletrônicos como teclados e computadores merecem uma limpeza caprichada para evitar o acúmulo de sujeiras, poeira e as temidas bactérias

Fazer lanches e até mesmo refeições em frente ao computador ou conectado a tablets e smartphones já se tornou uma cena muito comum nos dias de hoje. Seja no escritório, em casa, ou mesmo na rua, os maus hábitos no uso destes aparelhos, somados à falta de limpeza chegam a um resultado nada agradável: centenas de milhares de bactérias.
Algumas pesquisas científicas apontam que o teclado de um computador, por exemplo, tem um número impressionante de bactérias, comparável às bactérias presentes em notas de dinheiro ou um telefone público.

Mel Gabardo / Gazeta do Povo / Uma escova de cerdas macias, cotonetes e flanelas especiais fazem parte do material necessário para a limpeza Ampliar imagem
Uma escova de cerdas macias, cotonetes e flanelas especiais fazem parte do material necessário para a limpeza
“Quando você faz uso compartilhado de alguns aparelhos, o risco é muito maior, então a higienização deve ser reforçada”, afirma Mário René de Souza, professor de microbiologia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Para fazer a correta limpeza dos aparelhos eletrônicos, algumas dicas e um pouco de bom senso são passos simples a serem seguidos. Quando algum alimento ou sujeira maior ou mais evidente cair sobre o teclado, monitor ou mesmo o tablet ou celular, não hesite em limpar a superfície na hora. A manutenção da higiene pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo da frequência e do número de pessoas que utilizam os equipamentos.
As duas regras mais importantes para esse tipo de limpeza são evitar o uso de álcool, pois o produto pode danificar os componentes eletrônicos dos aparelhos e também a superfície das telas. A segunda é evitar a umidade nestes aparelhos. “Um fator que é fundamental no crescimento das bactérias é a umidade. Se for uma superfície totalmente seca, as bactérias não se proliferam, então a primeira preocupação é manter o ambiente limpo e seco, bem arejado, assim você diminui essa chance de proliferação”, explica Souza.
PASSO A PASSO
Lembre-se de sempre fazer a limpeza com os equipamentos desligados e desplugados:
Teclado – Vire o teclado, sacuda e dê leves batidas para retirar a sujeira mais grossa que entra pelas frestas das teclas.


Com um pincel de cerdas moles e finas, retire a poeira por entre as teclas. Umedeça um cotonete e passe ao redor de todas as teclas, removendo a sujeira grudada ali. Deixe o teclado totalmente seco após a limpeza.



Tela – use um pano seco, de preferência uma flanela específica para a limpeza de eletrônicos, que você pode encontrar em lojas de informática e papelarias. Remova as sujeiras como poeiras e sinais de digitais, sem aplicar muita força. Se alguma mancha for mais difícil de sair, umedeça outro pano com água ou produtos específicos, mas lembre-se de não usar álcool.
Touchscreen – atualmente já existem flanelas específicas para limpar este tipo de superfície sensível ao toque. Elas podem ser encontradas em lojas de informática e equipamentos eletrônicos e limpam facilmente as manchas de digitais e gorduras da tela sem risco de riscar. Não use camisetas ou panos ásperos para limpar estes aparelhos.

Mouse – passe um pano úmido na parte externa do mouse para retirar sujeiras e poeira. Caso o mouse seja com bolinhas, abra o compartimento e retire com uma pinça a sujeira que se acumula nesse local.
Cabos - A limpeza dos cabos externos é a menos trabalhosa, pois basta umedecer um pano em água, passá-lo nos cabos e depois secá-los com um pano seco.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estudo

Doença com mesmos sintomas da Aids.

Foram analisadas 203 pessoas de 18 a 78 anos na Tailândia e em Taiwan.
 
 
Segundo estudo clínico liderado por pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA encontrou na Ásia uma nova doença que ataca o sistema de defesa do corpo e tem sintomas parecidos com os da Aids. Os resultados do trabalho forma publicados na revista "New England Journal of Medicine".
De desconhecidas, mas parecem ser adquiridas e crônicas, e não transmitidas de pessoa para pessoa – ao contrário do vírus HIV, cujo contágio ocorre por contato com fluidos corporais como sangue e sêmen.
Os cientistas avaliaram 203 pessoas entre 18 e 78 anos, na Tailândia e em Taiwan, onde se concentra a maioria dos casos desde 2004. Os voluntários – todos soronegativos, ou seja, sem o vírus do HIV – foram divididos em cinco grupos, entre saudáveis (48) e com diferentes tipos de infecção (155). Houve predominância de uma bactéria chamada micobactéria não tuberculosa, parente próximo dos micro-organismos que causam tuberculose e doença pulmonar grave.
Os autores, liderados por Sarah Browne e Burbelo Pedro, analisaram o sangue dos participantes e chegaram à conclusão de que essa deficiência imunológica, que favorece o aparecimento de doenças oportunistas, pode ter sido provocada por anticorpos (proteínas de defesa) que atacam uma molécula chamada interferon-gama (IFN-gama), responsável por eliminar infecções.Do total de pessoas com infecções, 88% tinham os anticorpos – chamados de "autoanticorpos" – que bloqueavam a ação dessa molécula e tornavam os indivíduos mais propensos ao ataque de bactérias, vírus, fungos e parasistas.
Os pesquisadores do Sudeste Asiático relataram vários casos de micobacterioses em pessoas – que vivem no continente e também no exterior – sem problemas de imunidade conhecidos. Isso requer, na opinião dos americanos que lideraram o estudo, novas avaliações para determinar se os asiáticos estão mais predispostos a essa doença autoimune.Como a média de idade dos participantes com essa micobactéria e outras infecções oportunistas foi de 50 anos, os cientistas especulam que esses anticorpos se desenvolvem ao longo do tempo, como resultado de uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
No futuro, após a causa do problema ser identificada, os autores dizem que será possível estabelecer um tratamento, com foco nas células que produzem os autoanticorpos. Mas já se sabe que antibióticos não são eficazes no combate à doença, e medicamentos contra o câncer que inibem a produção de anticorpos têm sido uma aposta inicial.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Abertas as inscrições para as oficinas da Festa da Estação de Gravatá em sua 14ª edição.

 1. O ATOR NO ESPAÇO ABERTO
Data: 11 a 14/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Rodrigo Tavares
Local: Salão 3S
Carga horária: 20h

2. DANÇA DE SALÃO

Data: 11 a 14/9
Horário: das 19h às 22h
Facilitador: Rogério Alves
Local: Salão 3S
Carga horária: 20h

3. XILOGRAVURA

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Murilo Silva
Local: Secretaria de Finanças de Gravatá – 1° andar
Carga horária: 20h

4. CINEMA DE ANIMAÇÃO

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Lula Gonzaga
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF)
Carga horária: 20h

5. ADOBE LIGHT ROOM

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Matheus Britto
Local: GAMR
Carga horária: 20h

6. O DESIGN COMO DIFERENCIAL P/ A PRODUÇÃO DE MÓVEIS EM GRAVATÁ

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: André Oliveira Arruda
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF)
Carga horária: 20h

7. ESTAMPANDO SUA CIDADE

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Natália Nery N. Alcântara e Rebecca Lúcia Cruz de Menezes
Local: Local: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF)
Carga horária: 20h

8. PATRIMÔNIO CONECTADO: DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS

Data: 12, 13 e 14/9
Horário: 12 e 13/9 (das 09h às 17h) e 14/9, das 09h às 12h
Facilitador: Equipe de Educação Patrimonial DPC/Fundarpe
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF)
Carga horária: 15h

9. LUTHIERIA

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Mestre Nezinho
Local: Ateliê Mestre Nezinho (Rua Pe. Augusto Soares, 279 – Cohab II)
Carga horária: 20h

10. DJ E BITS ELETRÔNICOS

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Marcelo Shimu e Dj Big
Local: Associação Atlética Banco do Brasil – AABB
Carga horária: 20h

11. MÍDIAS MÓVEIS

Data: 11 a 15/9
Horário: das 14h às 18h
Facilitador: Jaime Fonseca e Alexei Joseph
Local: Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF)
Carga horária: 20h





Além das oficinas,  palestras e rodas de diálogos, confira a programação:


PALESTRAS:


1. PRÊMIO FOTOGRAFIA PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL

Data: 14/9
Horário: às 19h
Facilitador: Gustavo Pimentel
Local: GAMR
Carga horária: 2h

2. ADOLESCÊNCIA

Data: 13/9
Horário: das 13h às 17h
Facilitador: Secretaria Estadual da Mulher
Local: Escola Estadual Devaldo Borges
Carga horária: 3h




RODAS DE DIÁLOGOS:


1. DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
(Com Roger de Renor e Patrick Tor4)
Data: 15/9
Horário: às 15h
Local: Salão 3S
Carga horária: 2h

2. O ATUAL MERCADO DA MÚSICA
(Fábio Trummer da Banda Eddie, Tiné da Orquestra Contemporânea de Olinda; DJ Dolores e Zé Brown.
Data: 15/9
Horário: às 17h
Local: Salão 3S
Carga horária: 2h


Local de inscrições: 
Secretaria de Turismo, que fica localizada no 2º andar do prédio da Secretaria de Finanças em frente à Praça da Matriz, na Rua Rui Barbosa, no centro da cidade.


Realização:  
Fundarpe e Governo do Estado faz parte do Festival Pernambuco Nação Cultural.

domingo, 9 de setembro de 2012


Acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade do dia a dia

Comer corretamente pela manhã também é fundamental para a qualidade de vida

A hora em que o despertador toca costuma ser um momento nada agradável para muitas pessoas. Mas nem todo mundo gosta de adiar o momento de sair da cama. Para quem sente prazer em levantar cedo, estar de pé nas primeiras horas do dia tem um valor inestimável. E, segundo pesquisadores da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, esse valor está relacionado a mais saúde e qualidade de vida.

Estudo realizado na instituição com mais de mil voluntários concluiu que pessoas que acordam cedo são mais magras, mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais.

— Ser uma pessoa matutina ou não é em parte uma questão do relógio do corpo do indivíduo e em parte uma questão de preferências que se desenvolveram ao longo da vida — defende o professor Jöerg Huber, que liderou a pesquisa.

Relógio biológico 
Segundo Nonato Rodrigues, especialista em transtornos do sono, o relógio biológico de cada um tem papel fundamental na determinação dos horários de dormir e acordar. Ele explica que, apesar dessa variação, existem horários mais saudáveis para o sono, relacionados às substâncias que o regulam, como a melatonina.

Para o neurologista Henrique Braga, acordar cedo reduz o estresse e a ansiedade do dia a dia por dar mais tempo para as pessoas se organizarem e realizarem as atividades com calma. Para ele, alimentar-se corretamente pela manhã também é fundamental.

Jöerg Huber e seus colegas de pesquisa identificaram o costume de tomar café da manhã entre aqueles que acordam cedo, hábito intimamente relacionado à saúde.

Café da manhã
Comer logo no início da manhã estimula a produção de serotonina e regula o cortisol, além de diminuir a produção de neuropeptídeo (que estimula a fome) no fim do dia. Veja o que incluir no cardápio matinal:

:: Carboidratos — pão (de preferência integral), tapioca, cuscuz, aveia, granola e quinoa são algumas opções.
:: Frutas — fontes de vitaminas e minerais, elas garantem uma refeição nutritiva e saborosa, além de fornecerem vitaminas do complexo B. Uma alternativa são os sucos naturais.
:: Proteínas — queijo branco, iogurte, leite de soja ou tofu podem ser ingeridos. Frios magros como blanquet de peru, peito de peru ou presunto magro também podem fazer parte do menu.
:: Oleaginosas — castanhas, nozes e outras oleaginosas compõem a dieta balanceada para começar o dia com energia.
Fonte: ZH

quarta-feira, 5 de setembro de 2012



Gravatá - 14ª Festa da Estação. 



O Festival Nação Cultural vai aportar em Gravatá, também no Agreste. Entre os dias 11 e 16 de setembro, junto com a Festa da Estação que chega a 14ª edição.
Já confirmados estão Seu Jorge, Nando Reis, Cezzinha e Mariana Aydar. Entre os shows quem vai comandar as pick-ups é o DJ Dolores. A programação conta com espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, mostra de audiovisual, artes visuais e fotografia. Não faltando ações de desing e moda, e formação, com rodas de diálogo e oficinas.
O Palco Nação Cultural será montado no Parque de Eventos Chucre Mussa Zarzar, no centro da cidade. Os shows começarão a partir das 22h. Já no tradicional Mercado Público  a partir da terça (11/9) até domingo (16/9), são realizadas apresentações de jazz, música instrumental, forró pé-de-serra e samba.
 Além do Encontro de Blocos Líricos, esta edição da festa vai contar com um grande cortejo na terça feira (11/9), com a participação da Treca de Caretas (Triunfo), Maracatu de Baque Virado Raízes do Pai Adão (Olinda), Afoxé Oyá Alaxé (Recife), Clube Carnavalesco Misto Elefante (Olinda) e o Boi Tira-Teima de Caruaru.
Confira a programação:
Shows | Palco Nação Cultural
(Parque de Eventos Chucre Mussa Zarzar)
Quinta-feira, 13/9
22h  – Galeguinho de Gravatá
23h  – Toinho do Baião
00h  – Anastácia
1h30 – Cezzinha do Acordeon
Sexta-feira, 14/9
22h  – Canta Gravatá
23h  – Chris Nolasco
00h  – Mariana Aydar
1h30 – Nando Reis
Sábado, 15/9
22h  – Dunas do Barato
23h  – Orquestra Contemporânea de Olinda
00h  – Eddie
1h30 – Seu Jorge
Nos intervalos e encerramento dos shows: Dj Dolores