segunda-feira, 20 de agosto de 2012



Embaixadores do turismo são empossados em Gravatá
Estudantes vão receber diplomas e participar de ciclo de qualificação em Gravatá. No dia seguinte, partem para passeio turístico em Recife e Olinda

Bianca Cristina representando a cidade de Gravatá. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Bianca Cristina representando a cidade de Gravatá. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Está chegando a hora de conferir o resultado do trabalho dos 25 estudantes pernambucanos selecionados pelo projeto Embaixador do Turismo. Depois de muito empenho, suor e criatividade, os alunos participam de cerimônia de premiação na próxima sexta-feira (24/08), às 9h, no Portal de Gravatá, localizado no município homônimo. Eles serão oficialmente reconhecidos como embaixadores do turismo e receberão um diploma. Durante o evento, haverá ainda a exibição dos vídeos produzidos pelos jovens no último mês e editados por uma equipe técnica. As imagens revelam as belezas naturais e culturais dos atrativos turísticos de 25 municípios pernambucanos, sob o olhar dos estudantes. A filmagem foi feita com uma câmera fotográfica entregue em julho aos vencedores do concurso de redação do projeto.
Natália é a representante de Nazaré da Mata. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Natália é a representante de Nazaré da Mata. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, o melhor do projeto Embaixador do Turismo foi o despertar dos jovens para o que o turismo pode oferecer. “O projeto fez os jovens perceberem melhor as atrações da sua cidade e região. Alguns disseram que nem sabiam que a sua cidade tinha tanta coisa a ser mostrada. Esperamos que o trabalho deles não termine por aqui, eles continuarão sendo multiplicadores do conhecimento que adquiriram sobre a área do turismo”, afirma Feitosa.  
A cidade do Recife está representada por Tamires. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
A cidade do Recife está representada por Tamires. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

Em Gravatá, após a cerimônia da posse os jovens participam de um ciclo de qualificação, com oficinas sobre turismo. E, no dia seguinte, a programação continua com gincana cultural e passeio pelos principais pontos turísticos de Recife e Olinda. Para a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges, esta etapa do Embaixador do Turismo é muito rica porque envolve a comunidade de forma significativa no projeto Revelando Pernambuco. “A ideia das oficinas é sensibilizar os jovens para que percebam o quanto são importantes nesse processo de construção e desenvolvimento do turismo no estado”, observa. Ela destaca que o projeto mostra para a comunidade que não se trata de um trabalho apenas de empresários e setor público. “É um trabalho de todos, onde cada um tem o seu papel”, complementa. 
Meiry Hely representa a cidade de Ipojuca. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
Meiry Hely representa a cidade de Ipojuca. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press

A representante da Fundação Assis Chateaubriand também destaca ainda a boa adesão da rede pública estadual ao concurso de redação, que contou com 4,7 mil inscritos e selecionou um estudante em cada um dos 25 municípios participantes para a produção de filmes sobre o lugar onde moram. Segundo Mariana, agora é hora de colher os frutos desta segunda fase. “Nos orgulha muito ver a motivação dos meninos na construção desses vídeos. O principal desafio daqui para frente é conseguir que, a partir do momento em que eles sejam empossados, eles tenham uma atuação revelante nos seus municípios, que eles, junto com as escolas e com apoio das prefeituras, consigam divulgar o turismo e ajudar nesse processo todo.”
E Welbert é o Embaixador de Olinda. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press
E Welbert é o Embaixador de Olinda. Foto: Paulo Paiva/Esp. DP/D.A Press


Saiba mais

O projeto Embaixador do Turismo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Pernambuco, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Secretaria de Educação do estado. A iniciativa é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco e se destina a alunos de 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de 25 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo.

O concurso de produção textual do projeto foi realizado de 11 a 15 de junho. Clique aqui e confira os nomes dos 25 selecionados. Os alunos foram premiados em 11 de julho com uma câmera fotográfica e tiveram que filmar atrativos turísticos de seus municípios, a fim de despertar o interesse de visitantes. O prazo para entrega das imagens foi 27 de julho. Desde então, uma equipe técnica trabalha para editar os filmes, com duração de 2 minutos cada. Para mais informações sobre o projeto, acesse www.embaixadordoturismo.com.br

SERVIÇO:

Cerimônia de premiação do Embaixador do Turismo

Data: 24 de agosto (sexta-feira)

Horário: 9h às 12h

Local: Hotel Portal de Gravatá, em Gravatá (PE)


Fonte :  DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário