sábado, 22 de janeiro de 2011

Gravatá volta a receber cirurgias gratuitas de catarata

A partir desta segunda-feira (24), está de volta a cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, o ônibus cirúrgico da Fundação Altino Ventura. O objetivo da caravana, é realizar a segunda etapa de cirurgias de catarata e pterígio em pacientes do município e cidades circunvizinhas como Chã Grande e Pombos.

Os pacientes atendidos nessa segunda fase já foram operados de um dos olhos e na próxima semana terão o outro olho cirurgiado. A visita da fundação ao município é uma parceria com as prefeituras dos municípios citados e mais de cem pessoas serão beneficiadas com o projeto.

O ônibus será instalado no sábado (22), em frente ao Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa, o qual dará todo o suporte aos médicos, profissionais e pacientes. A Fundação Altino Ventura permanece em Gravatá até o dia 27 de janeiro.

PROJETO - O ônibus cirúrgico existe desde 2003 e surgiu com o interesse de estender os atendimentos que eram feitos apenas na FAV e interiorizar os benefícios da fundação. O ônibus é totalmente equipado sendo um verdadeiro bloco cirúrgico e possuindo tecnologia de ponta.

As cirurgias são feitas pelos médicos Wagner Lira e Eduardo Campos, especialista em córnea e catara, e aluno do curso de especialização da FAV, respectivamente. O procedimento cirúrgico é rápido não passa de 10 minutos e após algumas instruções básicas os pacientes são liberados para casa, sendo necessário retornar no dia seguinte para revisão médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário