- Nunca acesse o Internet Banking: esse tipo de serviço online é muito visado por crackers, portanto, não acesse-os. Jamais. Será que ficou claro?!
- Não compre produtos na internet: evite ao máximo adquirir itens pela web em lan-houses e cia. Compras ou transações online é muito perigoso.
- Não divulgue dados pessoais: ao usar computadores compartilhados não dissemine informações pessoais – como número de cartão de crédito, nome de usuário e senha de serviços e coisas do gênero -, seja por Messenger, email ou qualquer outro meio de comunicação online. Mantenha tais informações em sigilo nesses ambientes, a não ser que seja, extremamente, necessário tal repasse.
- Troque suas senhas com assiduidade: se você usa locais públicos de acesso com frequência, troque suas senhas, no mínimo, uma vez por semana.
- De forma alguma salve suas senhas no pc: essa é mais uma instrução enfática, NUNCA salve senhas em máquinas comunitárias. Outra boa dica é digitar uma senha errada por uma ou duas vezes, isso inibe a ação de keyloggers – aplicativos que registram o que é digitado por todo o computador. Evite, também, criar senhas óbvias, como “12345”, seu nome ou data de nascimento.
- Saia de todos os serviços acessados: sempre que fizer login em um serviço ou site lembre-se de realizar o logoff em todos eles.
- Não siga os caminhos do próximo: em vez de clicar nos endereços sugeridos pelo browser, baseado no histórico de navegações anteriores, digite o endereço dos sites que pretende acessar.
- Fique atento por onde navegas: procure serviços que possuam sistemas de acesso seguros. Para identificar se um site contém esse tipo de ferramenta basta olhar no canto direito inferior do navegador e verificar a existência de um cadeado como símbolo. Fique atento aos aspectos das páginas, se estão bem estruturadas – geralmente crackers não se empenham em elaborar sites fakes com qualidade.
- Cuidado com desconhecidos: cuidado com links e arquivos de desconhecidos, não acredite em tudo que vê e lê na internet. Ao fazer download de programas ou documentos, antes de abri-los, faça um escaneamento com o antivírus.
- Apague seus rastros: ao terminar sua navegação, não se esqueça de limpar todos os registros deixados. Limpe o histórico do browser, apague os caches e exclua os cookies. Confira neste artigo mais informações de como limpar os dados dos navegadores.
sábado, 24 de julho de 2010
10 dicas para quem usa computador em rede pública
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário