quarta-feira, 25 de março de 2009

PRINCIPAIS CACHOEIRAS DE GRAVATÁ

Cachoeira da Palmeira

Localização: Sítio das Palmeiras.
Referência: 17 km do centro da cidade. Acesso: Estrada do Engenho Amora Grande, não pavimentada e estado regular de conservação. Após 14 km, tomar a Estrada do Cume, não pavimentada e de conservação regular. Seguir por mais 3 km até o início da trilha que leva ao atrativo. Usar transporte de autopasseio.
Descrição: Ambiente balneável constituído por três cachoeiras, bicas e piscinas. Ideal para meditação, fotografias e esportes radicais. Dominado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, afloramentos rochosos e um pequeno dique de pedras que represam as águas do Riacho Urucu-Mirim. A cachoeira, de água cristalina e doce, tem cerca de 20m de altura, com 7m de largura no trecho superior e 12m no inferior. Bom estado de preservação e limpeza.

Lago Mágico

Localização: Fazenda do Sr. Leonardo (privado).
Descrição: Pequeno lago com uma atmosfera muito especial, a cerca de 3 Km de Gravatá. Nesse lago possui um roteiro de bicicleta, onde o ponto de partida é a Ponte de Pedestres sobre a BR 232.
Roteiro: Seguindo a estrada em direção ao norte, entrando ao lado do posto de combustível, numa estrada larga de barro. Passando por um hotel, algumas fazendas e haras, chega-se após alguns quilômetros a uma bifurcação, onde encontra-se uma fazenda em frente. Segue-se o caminho à esquerda, subindo ao lado da fazenda. Após duas subidas e descidas encontra-se o lago do lado esquerdo. Seguindo a estrada por mais algum tempo há um espaço tipo ‘pracinha’, com uma fazenda do lado direito. Bem próximo há uma entrada para uma outra estrada de barro. Nesta, do lado esquerdo, existem vários pontos panorâmicos para a esquerda; dobrando-se à direita, volta-se em direção à Gravatá. Esta estrada tem algumas subidas e descidas intensas, porém a paisagem compensa todo o esforço. Após alguns quilômetros volta-se para a bifurcação inicial, onde é possível fazer um maravilhoso passeio de bicicleta, que dura em cerca de 3 horas.

Banho de Amaraji

Localização: Zona rural, na entrada de Amaraji.
Descrição: Banho feito na atual barragem que abastece a cidade, composta por vários olhos d’água. Possui pedras e vegetação da caatinga. É aberto ao público ao redor das moradias e possui comércio.

Banho do Açude Valença

Localização: Próximo ao Sítio de D. Nadir, a 12 Km da cidade. Acesso pela estrada da Amora Grande, rua não pavimentada.
Descrição: Banho com água da fonte mineral.
Balneário de Dona Nadir
Localização: Sítio Camocim.
Referência: 12 km do centro da cidade
Descrição: Balneário marcado por águas límpidas que brotam nas encostas da mata e formam pequenas piscinas naturais. O represamento do córrego em caldeirões constitui bicas e banhos em chuveiros. Esse ambiente de vegetação arbustiva e arbórea, com jardins e plantações de frutas e verduras, revela o estado de preservação e limpeza do local. Presença da população de entorno e ausência de comércio informal.


Cachoeira do Tao

Localização: Sítio Camocim, Fazenda Pedra do Tao, Propriedade do Sr. Clóvis Dantas.
Referência: 12 km do centro da cidade. Acesso pela Estrada do Engenho Amora Grande, após o balneário de Dona Nadir, 600m até a trilha que leva ao local.
Descrição: Possui cachoeira de 8m de altura e 5m de largura, balneável em forma de ducha. Sua vegetação é arbustiva, composta por gramíneas e algumas fruteiras. O represamento de suas águas dá origem a um poço e uma bica. A preservação, limpeza e hospedagem da fazenda proporcionam ótimos momentos de lazer e repouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário