quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cochilo faz diferença para a pessoa retomar a concentração, melhorar a memória e outras habilidades motoras (Foto: Stock.xchng)
Especialistas são unânimes em afirmar que o avanço da tecnologia, principalmente pelo uso excessivo da internet, contribui para que a população durma cada vez menos. Para que o dia não fique comprometido por causa das poucas horas de sono, recomenda-se a prática de um breve cochilo depois do almoço.
Dizem os experts que é uma alternativa rápida e eficaz indicada para melhorar o desempenho e devolver a concentração a quem tem privação do sono.
“Trabalhos mostram que uma sesta depois do almoço, mesmo que rápida, de pelo menos seis minutos, faz diferença para a pessoa retomar a concentração, melhorar a memória e outras habilidades motoras”, ressalta o professor da Universidade Federal do Paraná, Fernando Louzada, que participou do 9º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, realizado recentemente em São Paulo.
O especialista alerta ainda para a importância do sono reparador e orienta sobre a maneira mais saudável de acordar. Ele diz que é comum as pessoas despertarem meia hora antes do horário programado. “Nessa situação, reprogramar o despertador para meia hora a mais, por exemplo, pode ser prejudicial ao organismo, já que o indivíduo será interrompido durante uma fase de sono profundo, sem respeitar o despertar espontâneo, que é o recomendado”, esclarece Louzada.
Fonte: Blog Saudável

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cientistas desenvolvem lenha a partir de células tronco

Inspirados no hamburguer de laboratório, grupo de cientistas Gaúchos cria madeira que pega fogo mais fácil.
lenha
 Inspirados pelos cientistas holandeses que criaram o primeiro hambúrguer de laboratório, um grupo de Gaúchos resolveu criar lenha a partir de células tronco. Sem depender do clima, da umidade e do corte, lareiras de todo o RS estarão equipadas para o resto de inverno que se apresenta.
- Chega o frio e é aquela função pra tocar fogo na lareira. Se pegou sereno já complica tudo – afirma Humberto Gonçalves, cientista responsável pela criação da lenha de laboratório e peão de estância.
A lenha desenvolvida no início deste inverno foi testada por boa parte da população de Marcelino Ramos. Exposta ao frio e chuva, mesmo sem o uso de álcool, jornal ou pinha, a lenha pegava fogo em poucos segundos. Em fogões o resultado foi ainda melhor. Era só acender que a casa ficava toda aquecida.
- Não que Gaúcho precise de fogo pra aguentar o frio, mas o tempo que a lenha de laboratório nos economiza é fundamental – disse Silvana Moreira, dona de casa.

Fonte : O bairrista

Uruguai legaliza a maconha

transito
 Faltando apenas o senado uruguaio aprovar, o projeto antidrogas do Presidente Mujica que legaliza a maconha está próximo de se tornar realidade. O projeto foi aprovado com 50 votos pelos deputados e derrubou a última barreira considerável ao projeto.



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mamografias serão realizadas gratuitamente em Gravatá, no Agreste

Exames devem ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de agosto. Não é preciso realizar inscrição e o atendimento é por ordem de chegada.


A secretaria de Saúde de Gravatá oferecerá exames de mamografia gratuitamente para mulheres a partir da próxima quinta-feira(29).  A iniciativa acontece em parceria com a Associação Móvel Especializada em Saúde (AMES) que trará ao município um caminhão equipado para realização das análises. Além da Mamografia, serão oferecidos diversos serviços como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientação de saúde bucal, entre outros.

A ação acontece na Praça da Matriz, no Centro da cidade, a partir das 8h. Na sexta-feira (30) e no sábado (31), a ação será no mesmo lugar e deve começar no mesmo horário. Para realizar o procedimento, é preciso levar um documento de identificação com foto e o cartão de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) . O atendimento será por ondem de chegada, com prioridade para mulheres acima dos 40 anos. Não é preciso realizar inscrição prévia.

De acordo com o secretário de saúde, Ivan Simões, terão prioridade para realizar o exame, mulheres a partir dos 40 anos ou com histórico familiar de câncer de mama. "Nosso público alvo são mulheres nessa faixa etária ou predispostas à doença”, afirma. Segundo Simões, essa ação deve beneficiar mais de 100 mulheres.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Justiça decide que crédito de celular pré-pago não pode expirar



A Justiça Federal proibiu as operadoras de telefonia móvel a estabelecer prazo de vencimento para os créditos usados em celulares pré-pagos.
A decisão é válida em todo território nacional e começa a valer assim que as teles forem notificadas --seja por meio de um oficial de Justiça ou após publicação no "Diário Oficial".
A mudança foi imposta pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas ainda cabe recurso.
De acordo com o relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, o prazo de validade é um confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço.
"Afigura-se manifesta abusividade (...) a medida impõe ao usuário de menor poder aquisitivo discriminação injustificada e tratamento não isonômico em relação aos demais usuários desses serviços públicos de telefonia", disse.
O Sindtelebrasil, sindicato que representa as operadoras, informou que aguarda comunicado oficial da decisão para avaliar medidas cabíveis.

sábado, 10 de agosto de 2013



II Rock Fest agita Gravatá
no Agreste de PE 

 

Festival reúne amantes do motociclismo e do Rock and Roll.
Bandas de várias cidades se apresentam no encontro.

 


Evento reúne amantes de motos e rock da região (Foto: Reprodução/Facebook)Evento reúne amantes de motos e rock da região

O II Rock Fest, realizado em Gravatá, Agreste de Pernambuco vai reunir bandas da região em apresentações gratuitas no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, no centro da cidade, a partir das 16h.
No evento, se apresentam as bandas Artilharia, Devoção Negra e Trimurt (Gravatá), Escuderia (Recife) e Apenas Rock And Roll “Panela do Diabo” (Caruaru). Uma das atrações mais aguardadas é o guitarrista João Siqueira, da banda Big John Siqueira & Mindnight Me. A banda Sexto Ato (Vitória de Santo Antão) completa a programação.
De acordo com o organizador do festival, Antônio Edenio, o encontro deve reunir amantes do rock e de motocicletas de várias cidades, como Bezerros, Caruaru e Recife.
Programação:
Sexto Ato
Escuderia
Big John Siqueira
Trimurt
Artilharia
Apenas Rock And Roll “Panela do Diabo”
Devoção Negra


Fonte :   G1 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Plano de saúde é o 3º maior desejo do brasileiro, diz estudo

Segundo Datafolha, o contar com um plano de saúde só fica atrás da casa própria e da educação entre os maiores desejos dos brasileiros


GettyImages

Médico e estetoscópio
Atendimento médico: de acordo com pesquisa, 96% dos entrevistados concordam que "quem conta com plano de saúde tem mais segurança, no caso de doença ou acidente"
São Paulo - Contar com um plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros que não possuem esse benefício, ficando atrás somente da casa própria e da educação. A constatação faz parte de uma pesquisa realizada pelo Datafolha, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
De acordo com a pesquisa, 96% dos entrevistados "concordam totalmente ou em parte" que "quem conta com plano de saúde tem mais segurança, no caso de doença ou acidente", o mesmo índice de concordância para as frases de que o plano "é essencial" e "é essencial para quem tem filhos pequenos". 
O levantamento, divulgado nesta terça-feira, 06, constata que entre os principais motivos para se ter (ou desejar) um plano, entre aqueles que não contam com o benefício, estão: a qualidade do atendimento dos planos de saúde (47%); a saúde pública é precária e o cidadão não quer depender do SUS (39%); e por segurança, para sentir-se tranquilo em caso de doença (18%). As respostas eram múltiplas e o entrevistado podia indicar mais de uma razão.
O superintendente-executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, avalia que os resultados mostram um forte indicativo para o crescimento da saúde suplementar no Brasil nos próximos anos. "Menos de 25% da população brasileira contava com esse benefício no fim do ano passado. Os resultados comprovam que os planos são essenciais e o brasileiro valoriza esse benefício", reitera. A pesquisa revela também que 85% dos beneficiários de planos de saúde pretendem continuar com seus planos atuais.
A pesquisa Datafolha ouviu, em fevereiro, 3,32 mil pessoas, entre beneficiários e não beneficiários, em oito regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Fonte: O Estadão